TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS gestao de conhecimento

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O trabalho ao qual iremos apresentar é referente a uma agência de empregos. Queremos enfatizar aos leitores e ate mesmo aos candidatos as vagas e a importância dos seguintes temas:

Empreendedorismo, Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação.

Sendo foco facilitador na aproximação entre duas partes que tem interesse comum, ou seja, uma que procura uma colocação profissional e outra que oferece a vaga.

Não há informações sobre o tamanho de mercado de agências de emprego. Entretanto, o crescimento desse segmento esta relacionado ao mercado de contratação e seleção de Recursos Humanos.

Resumo

O mercado para Agências de Emprego está aquecido, no entanto os espaços devem ser preenchidos por pessoas que conhecem esse segmento e acima de tudo tenham um excelente rede de relacionamento ou networking, como é comumente denominada, pois o mercado apresenta grande concorrência e tem também questões relacionadas à deslealdade de tal concorrência. 
Assim, o empreendedor que se interesse em ingressar nesse segmento também tem que apresentar uma boa rede de relacionamento com empresas dentro de seu interesse de atuação, principalmente para atuar como uma Agência de Empregos voltados para a área de recrutamento e seleção.

O plano de negocio é fundamental no processo empreendedor, pois nele são delineadas as bases da viabilidade e crescimento da empresa.

O plano de negócios prove base de decisão para investimentos, captação e alocação de recursos necessários ao “STARTUPS” da empresa.

O comportamento organizacional são conceitos explícitos e implícitos dentro de uma empresa que colaboram para comportamento organizacional dentro das mesmas. Porém o mercado está em constante mudança por isso é necessário que a empresa esteja atenta para não se tornar obsoleta e perder mercado adequando-se às mudanças, e buscando renovar perante esse. 

A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, isto porque os administradores têm ampliado suas áreas de atuação, tratando de negócios em países diferentes, com estilos e habilidade diferentes. Desta forma, o negociador do mundo global deve assumir postura pró-ativa, questionando sempre se as ações não poderiam ser realizadas de uma maneira melhor, buscando sempre um negociação ganha-ganha.

2. REVISÃO DE LITERATURA

As organizações estão buscando valorizar o capital intelectual e o aporte de valores que somente as pessoas podem proporcionar, desde que devidamente preparados e motivados para tanto, e encontrar essas pessoas é o grande desafio dos gestores. Esta pesquisa se aprofundou na importância de recrutar pessoas em agências de emprego, um método seguro, prático e econômico de as pequenas e médias empresas encontrarem colaboradores qualificados.
Um processo de recrutamento e seleção de pessoal bem elaborado é evidente para o sucesso de uma organização. Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes em diversos aspectos, seja por inovações, produtos de qualidade, bom atendimento, melhores preços e melhores prazos, portanto, a concorrência entre as empresas faz com que os empresários busquem recursos humanos talentosos e capacitados para superar essas adequações. Tendo em vista que departamento de Recursos Humanos e Departamento de pessoal são departamentos independentes.

Percebe-se que, empresas de pequeno e médio porte não possuem esses departamentos distintos, e necessitam requisitar o recrutamento de pessoal em agências de emprego. O processo de recrutar é identificar (encontrar) talentos; e selecionar é diferenciar os melhores dentre os identificados.







2.1 CONTEXTO DE GESTÃO DE PESSOAS

Quase tudo que a sociedade precisa é produzido através de organizações, pois nascem nelas, trabalham nelas e passam a maior parte de suas vidas dentro delas. Portanto as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais. Crescer na vida e ser bem sucedido significa crescer dentro da organização no qual está inserido. As empresas não existiriam sem as pessoas, na verdade uma depende da outra, é uma relação mutua com benefícios recíprocos.
De acordo com Chiavenato (2003) os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações, são os recursos humanos, e sendo recursos, eles devem ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, para obter deles o máximo rendimento possível. No entanto as pessoas podem ser vistas como parceiros da organização, pois elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e principalmente o aporte para as organizações. Deste modo as pessoas constituem o capital intelectual da organização. Portanto as empresas tratam seus funcionários como parceiros do negocio e não mais como simples empregados.



2.2 MERCADO DE TRABALHO X MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

De acordo com Chiavenato (2008b) o mercado de trabalho é basicamente definido pelas oportunidades de emprego de organizações em determinado lugar e época. Quanto mais organizações houver, maior o potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. Pode ocorrer uma oferta maior do que a procura, ou seja, excesso de ofertas de emprego e escassez de candidatos para preenchê-las. Essa ocorrência acarretaria conseqüências para as organizações, tais como: investimento em recrutamento e um resultado de candidatos insuficientes;

critérios de seleção menos rigorosos para compensar a escassez de candidatos; investimentos em treinamento para compensar inadequação de candidatos; ofertas salariais mais estimulantes para atrair mais candidatos provocando distorções na política salarial da empresa; gera concorrência entre as organizações que disputam o mesmo mercado de recursos humanos; etc.;Entretanto, uma oferta menor do que a procura, ocasionaria os efeitos contrários tornando os recursos humanos fáceis e abundantes não merecendo dedicação especial.
“Ambos são sistemas em interação constante: a saída (output) de um é a entrada (imput) do outro, e vice-versa. Há um continuo intercambio entre o mercado de recursos humanos e mercado de trabalho. Ambos interagem reciprocamente e estão sob continua e mutua influencia.” (CHIAVENATO, 2008a, p. 150)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com