TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Ensaios: ATPS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE CONTRATAÇÃO DE UM ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR-TUTOR EAD ROSANE ZAMBERLAN BELLÉ

BAGÉ / RS

2013

Sumário

1. Introdução..............................................................................................3

2. Desenvolvimento....................................................................................4

1.3...................................................................................................5,6

2.2...................................................................................................6,7

2.3......................................................................................................8

2.4......................................................................................................9

3.3...............................................................................................10,11

4.2..........................................................................................11,12,13

3. Considerações Finais............................................................................13

4. Referências Bibliográficas....................................................................14

Introdução

O presente trabalho tem por finalidade a apresentação de proposta à Brasil Confecções, empresa atuante no ramo da indústria do vestuário, visando a contratação de profissional com formação na área de Recursos Humanos com ênfase em recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal.

Para perfeita compreensão da importância da proposta apresentamos, primeiramente, o conceito de recrutamento e seleção e, dando continuidade ao trabalho, justificaremos a necessidade da contratação do profissional, descreveremos o cargo a ser preenchido com a definição de suas competências e técnicas de seleção, visando o alcance de um resultado de excelência.

Nesse mundo de mudanças muito rápidas saber o que e como preparar as pessoas, torna-se o limite do sucesso ou fracasso para a organização. Este duro trabalho está nas mãos do profissional de Recursos Humanos e da Área de Administração de Pessoal. O profissional de RH e AP além da função de gerenciar pessoas têm o papel de prepará-las para o futuro.

Foca seus conhecimentos para a preparação de um trabalho com a finalidade de desenvolvimento dos demais profissionais e da empresa.

Ter conhecimento sobre o negócio da organização, missão, visão e valores são imperativos de todos os colaboradores, especialmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Os profissionais de devem posicionar-se na empresa, operando de forma estratégica.

Ser profissional de RH não é somente preparar-se para realizar suas funções tecnicamente é, na verdade, entregar-se a missão, é dedicar-se a intensa tarefa de gerenciar pessoas, que em muitos casos não fazem idéia do que querem ou são.

2- Conceito de Recrutamento e Seleção de Pessoas

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.

As áreas de recursos humanos nos dias de hoje, além de exigir competência técnica dos candidatos, procura pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa que demanda a vaga.

Hoje o profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais. Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação.

2.1- Conceito de Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira.

Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

1.3- Justificando a importância da contratação do profissional para a implantação do setor de “Recrutamento e Seleção”

Podemos dizer que a contratação de um profissional para implantação do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com