TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - tRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.913 Palavras (12 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS: Etapa 1 – Passo 1

Quais as Principais habilidades para um gestor de sucesso?

As principais habilidades de um gestor que tem como objetivo cumprir o papel de bom supervisor e orientador do ambiente interno em que orienta a tomada de decisões é a sua principal ferramenta, pois, auxilia no planejamento, na organização, controle, liderança e execução tarefas que processam informações, nas atividades de relacionamento com pessoas do âmbito interno e externo das organizações. Pois será o responsável por transpassar as instruções e decisões dos rumos a serem seguidos pela empresa. O saber lidar com pessoas, ferramenta fundamenta para a atuação com o humano e motivacional da empresa que atua, pois são elas que mantêm uma empresa ativa e com “vida”, direcionando atividades ao alcance de seus objetivos, afetando positivamente os colaboradores e influenciando no seu bom desempenho. Sua comunicação deve ser excepcional e clara garantindo que seu feedback alcance objetivos além do esperado.

        

Conceito de empresa, de gestor e de empresário?

Uma empresa é uma unidade econômica e social, controlada por elementos humanos, técnico e materiais que tem como foco obter lucros e desenvolvimento da sua participação no mercado de prestação de bens e serviços. Estudiosos afirmam que a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Transcendendo os limites do território nacional que influência, exercendo forte impacto nas decisões políticas e sociais. Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Assim como Cassarro (1999) afirmava que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como objetivo prestar lucro, e que o mesmo deve suprir suas necessidades de expansão e o atendimento das necessidades de seus Steakholders.
A empresa é toda sua identidade constituída sob forma jurídica para exploração de uma atividade econômica ou de prestação de serviços. Os projetos de organização de uma empresa dá-se por partes, que incluem pesquisas de problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas. 

O gestor é o responsável pela otimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas, por essa via, contribui para o desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular. É também quem compete a responsabilidade da supervisão da execução das tarefas confiadas aos subordinados.

Compete se ao gestor a interpretação das atividades propostas pela organização e atuar através do planejamento, da organização e da liderança, com foco no objetivo final. É quem desenvolve os planos estratégicos e operacionais, concebendo as organizações regras e políticas adequadas para o funcionamento da organização.

Porque as empresa são consideradas sistema aberto?

Porque uma empresa apresenta relações de troca com o ambiente, recebendo muitas influências de grupos externos e internos, da sociedade, de outros indivíduos e do meio em que vive.
A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. Isto é considerado um sistema aberto pois sua capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, vindas de condições ambientais.
As empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, adquirem capital, equipamentos e colaboradores no sentido de produzir funções. O meio influência a empresa assim como a mesma influencia o meio, fazendo uma troca de interesses que só trazem benéficos, essa entrada e saída de informações e atitudes são relevantes para a relação de ambos os ambientes.

ATPS: Etapa 1 – Passo 2

  • Em equipe.

Introdução

Através de um consenso, o grupo abordou tópicos referentes aos apresentados no primeiro passo da ATPS e procuramos trazer um pouco dos conceitos para nossa realidade empresarial. Procuramos expressar algumas de nossas habilidades enquanto profissionais, e quais delas precisamos desenvolver e;ou aprimorar.

Segundo nosso debate:

   Toda pessoa inserida em uma organização deve procurar aprimorar-se em suas habilidades e desenvolver sua atividades para sucesso coletivo da organização.
  Em debate com os colegas discutimos e apresentamos algumas de nossas habilidades.
Uma das habilidades mais destacadas foi a Capacidade de lidar com problemas. Apesar de ser uma capacidade específica, alguns integrantes relataram que agem de acordo com a situação, ou seja, uma parte informou que sua capacidade é mais bem desenvolvida quando estão sobre pressão, e outra parte diz desenvolve-la melhor quando se encontram mais calmos e com mais espaço para organizar seus pensamentos. Localizadas em n
  Falamos muito também sobre a intenção com funcionários, não somente por arte de pessoas que estão localizadas em níveis maiores da organização, mas por funcionário de mesmo nível e cargo. Ter um bom relacionamento com o colega de trabalho faz com que haja maior facilidade em atingir as metas traçadas pela empresa; com harmonia e boa comunicação o foco coletivo no objetivo futuro e a compreensão dos funcionários nele é maior.

   Metade do grupo é funcionário de organização com dimensão de pequena, e outra metade com dimensão de grande empresa, mas todos temos certos objetivos em comum, como por exemplo, alcançar, através de nosso empenho, reconhecimento profissional por parte de nossos contratantes, e como ditos por alguns integrantes, não somente por eles, mas também por outras empresas do mercado de trabalho.
  Algo e comum é que procuramos seguir, dentro da organização, seus valores organizacionais, respeitando seus princípios e crenças para o crescimento e bom desempenho da empresa.

  • Conclusão:

Procuramos através deste debate compartilhar as diferentes atividades realizadas por empresas das quais somos funcionários, uma das suas classificações e expor um pouco de nossas habilidades e a que mais debatemos em nossa reunião.

ATPS: Etapa 1 – Passo 3

  • Missão, Visão e Valores da cafeteria:

Para que uma empresa possa atingir os objetivos traçados pelos seus acionistas e as expectativas da comunidade em que está inserida, é fundamental que a sua missão, visão e valores sejam bastante esclarecedores para todos que se informarem das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com