TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DE CONTROLE PARA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

FAEST – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE TIMBAÚBA

AUDITORIA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DE CONTROLE PARA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Autor: SAMUEL BRUM MACIEL[1]

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi Identificar como a Auditoria de Sistema de Informação pode contribuir como ferramenta de controle para a governança corporativa. A metodologia utilizada foi o método dedutivo baseado em pesquisa bibliográfica em livros, trabalhos científicos e sites de pesquisas. O Trabalho buscou apresentar as características da governança corporativa e as vantagens para as empresas que adotam essas ações, segundo a visão do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, procuramos abordar os conceitos de sistemas de informações e os conceitos sobre auditoria de sistema de informação e suas principais características e funções. Apresentamos os mecanismos de controle e a relevância deles no momento em que vivemos, devido as fraudes e erros nos sistemas de informações que ocasionam grandes escândalos e danos a terceiros, e a necessidade de informações rápidas e seguras por conta dos altos investimentos e decisões que são tomadas baseando-se nessas informações. Concluímos que a auditoria de sistema de informação pode dar maior segurança e veracidade as informações geradas pelos sistemas de informações contábeis desempenhando um papel importante relacionado aos mecanismos de controle da governança corporativa.

 

Palavras-chave: Governança Corporativa, Auditoria de Sistema, Mecanismos de Controle

Abstract

The main objective for this article was to identify how the Information Systems Audit can contribute as a control tool for corporate governance. The methodology was based in deductive methods mainly in bibliographic research, scientific articles and web research. The article showed the main characteristics of the corporate governance and the advantage for the companies that follow this methods, according to the Brazilian Corporate Governance Institute. The article also points out key concepts from the Information Systems (IS) and Information Systems Audit. It’s also pointed the control mechanics and it’s relevance in the present day due to fraud and errors in the Information Systems(IS) that causes scandals and damage to third-parties. Also the control mechanics’ relevance based on fast and secure information due to high investments and the decisions that are made based on the system. The conclusion is that the Information System Audit can secure and guarantee the veracity of the information generated by the Accounting Information System and also develop an important role related to the mechanics of the corporate governance control

Key Words: Corporate Governance, Information Systems Audit, Control Mechanics

1 INTRODUÇÃO

Os mecanismos de governança são partes necessárias e vitais do crescimento econômico e do funcionamento de um mercado de capitais estruturados, contudo, a boa governança corporativa tem um preço, ou seja, quanto maior a transparência, maior é o risco que se corre na divulgação, por exemplo, das fragilidades dos controles internos ou até mesmo do planejamento estratégico, tornando a corporação mais vulnerável a ataques e fraudes.

Uma das formas de minimizarmos essas vulnerabilidades são as metodologias de controles aplicadas no ambiente corporativo e associadas às ferramentas sistêmicas que dimensionam, medem e avaliam não só o grau de risco existente, mas também, o quanto está sendo feito para blindar a empresa contra os ataques e fraudes, principalmente nas suas informações.

        Uma pesquisa, no nosso caso um artigo, chama a atenção para este problema, e a partir dele nós desenvolveremos nossa investigação. SILVA (2003, p.51), fala:

Com a reflexão do pesquisador a respeito do tema, surge o problema como indagação necessária em busca de soluções, pois é preciso ter idéia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema a ser abordado, especificando o método e a reflexão a serem utilizados nos trabalhos.

        Então iremos refletir sobre: qual a contribuição da auditoria de sistemas de informação como mecanismo de controle para a Governança Corporativa?

        Governança corporativa é o conjunto de processos, padrões, políticas e instituição que afetam a maneira como uma corporação é dirigida, administrada ou controlada. E um dos seus propósitos é a transparência em todos os seus procedimentos.

        A função de auditoria de sistemas de informações engloba todos os componentes de um Sistema de Informação Computadorizado (SIC), que são: pessoas, procedimentos, equipamento, aplicativos, comunicação de informações e bancos de dados.

        Esses componentes são examinados, no intuito de se avaliar os procedimentos de controle dentro de uma organização.

         Sendo a transparência umas das suas maiores virtudes, a governança corporativa, pode arcar com eventuais prejuízos que possam acontecer devido aos seus controles estarem mais expostos. Os controles estando expostos fazem com que possíveis erros sejam detectados por pessoas que queiram sabotar a empresa.

        Daí a importância da auditoria de sistema de informações que vai avaliar e atestar os controles da corporação, para prevenir-se contra as falhas de controles.

A pesquisa será feita através do método dedutivo, SILVA (2003, p.40), fala que:

Transformam enunciados universais em particulares. O ponto de partida é a premissa antecedente, que tem valor universal, e o ponto de chegada é o conseqüente (premissa particular).

A dedução já está implícita nos princípios e sua forma mais importante é o silogismo, composto de três juízos ou proposições: duas premissas, maior e menor, e uma conclusão.

Então temos uma premissa maior que é a governança corporativa, que precisa de um alto grau de transparência e segurança e a outra menor que é a auditoria de sistema de informação que garante a fidedignidade da informação e a conclusão que mostrará a utilidade ou não que a auditoria de sistema de informações traz a governança corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (233.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com