TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA EMPRESARIAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (PAPELÃO) NAS EMPRESAS PRIVADAS

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.481 Palavras (18 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 18

AUDITORIA EMPRESARIAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (PAPELÃO) NAS EMPRESAS PRIVADAS.

SILVA, Adriano Pereira¹

FAEL. adrianotrilhas@gmail.com

ASSAD, Ricardo.²

RESUMO

Este artigo propõe o reaproveitamento de matérias recicláveis nas empresas, o reaproveitamento e reciclagem dos papelões e papel comum, como forma de conscientização e pela preservação do meio ambiente, mais como ponto de partida a Souza Cruz Ltda em Brasilia – DF na área de logística e desenvolvido por min, Analista de Logística. Tendo como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem e economia gerando benefícios. A preservação ambiental conscientiza e passa informações importantes sobre o meio ambiente; incentivando a redução de gastos; preservação do meio ambiente, tendo como foco a reciclagem e reaproveitamento do papelão e papeis que iriam serem descartados. Portanto, e necessário uma busca de boas práticas de educação ambiental. O reaproveitamento dos matérias  que iriam ser descartados de uma empresa, foi preparado um cenários de uma oficina de reciclagem de papel usado em escritórios e outros departamentos, onde se reuniram, profissionais, Gerentes, vendedores, operacional e os analistas, que além de assistir  as práticas de reciclagem, também interagiram  no processo, aprendendo e colaborando  com os desafios e as atividades, possibilitando a uma nova experiencia  de cidadania, colocando-se a favor  do meio ambiente com responsabilidade e trabalho  tendo   a possibilidade  de interação com todo mundo  pra seu aprendizado e sua transformação. Pode-se verificar ainda mais, como resultado positivo, a oportunidade dada as empresas, que com o aproveitamento do papelão, permiti redução de gastos e até mesmo lucro para as empresas.

Palavras-Chave: Matérias recicláveis; Danos ao meio ambiente; desenvolver o hábito de reciclagem; conscientização ambiental.

ABSTRACT


This mammography proposes the reuse of recyclable materials in the companies, the reuse and recycling of cardboard and common paper, as a way of raising awareness and preserving the environment, as a starting point for Souza Cruz Ltda in Brasilia - DF in the area of ​​logistics and developed by min, Logistics Analyst. Aiming to raise awareness about the importance of recycling and saving benefits. Environmental preservation makes aware and passes important information about the environment; encouraging the reduction of expenses; preservation of the environment, focusing on the recycling and reuse of paperboard and papers that would be discarded. Therefore, a search for good practices in environmental education is necessary. The reuse of materials that would be discarded from a company, was prepared a scenarios of a paper recycling workshop used in offices and other departments, where they met, professionals, managers, vendors, operational and analysts, who in addition to watching the recycling practices, they also interacted in the process, learning and collaborating with the challenges and activities, enabling a new citizenship experience, placing themselves in favor of the environment with responsibility and work having the possibility of interaction with everyone for their learning and its transformation. As a positive result, the opportunity given to companies, which with the use of the cardboard, allows for reduction of expenses and even profit for the companies.

Keywords: Recyclable materials; Damage to the environment; to develop the recycling habit; environmental awareness.

  1. INTRODUÇÃO

Como o Brasil e um grande produtor de papel. Se destacando-se internacionalmente por produzir e abastecer os mercados grandes volumes de papel e de embalagem, como papelão, papeis de imprimir e escrever. Na última década, o Brasil teve o aumento de produção em 36,9%, com tamanho crescimento médio de 4,1 ao ano, acompanhamos as grades mudanças econômica nacional. O crescimento socioeconômico e o aumento de renda da população, a inserção de novos admiradores e consumidores no mercado, tendo resultado em mais demandas por cadernos, livros, revistas e jornais, os alimentos que necessitam de embalagens, remédios e itens de higiene pessoal. Em 2009, o setor positivou-se como 12° produtor mundial de papel, e em 2010 mantendo esse patamar com a produção de 10,1 milhões de toneladas do produto.

O Brasil recicla 39% do papel e 58% do papelão produzido. Não podemos deixa de diferencia bem os tipos de recicláveis:  revistas jornais folhas usadas e de rascunhos, papel de computador, envelopes, caixas de papelão tudo aquilo que não podem ser mais aproveitados sujos com alimentos, papel higiênicos, papeis plastificados ou metalizados.         

O grande volume de papelão reciclado se deve ao fato de que sua maioria muitas das vezes por não caber em sacos de lixo comum e colocado na rua separado, o que evita sua contaminação com outros tipos de lixos, e facilita o trabalho dos catadores de recicláveis.  Em torno de 96% dos papeis feitor por arvores cultivadas, no Brasil, e o eucalipto e o mais utilizado pelo seu rápido desenvolvimento, atingindo em torno de 40m de altura em 8 anos.

A matéria-prima atualmente mais usada na fabricação de papel e a vegetal, madeira embora outras também possam ser empregadas. As matérias-primas são hoje processadas mecanicamente e quimicamente, ou até mesmo combinados os dois modos. Criando como produto o que será chamado pasta celulósica, que passando por processo poderá de branqueada ou não, nada além de fibras celulósicas liberas e prontas para serem utilizadas na fabricação do papel.

A Pasta na forma celulósica também pode ser processada do papel, ou seja, da reciclagem do papel. Dessa forma os papeis coletados para esse fim receberam o nome de aparas. Tal termo apara surgido para designar as rebarbas do processamento do papel em fabrica e em gráficas e passou a ter abrandecia fixa e maior.  Todas as aparas são geradas por atividades comerciais e em quantidade menor de resistências e de outras fontes, como escolas e instituições.

Através de coletas seletivas as aparas podem ser recolhidas, e por sistema comercial, utilizado há anos, e que envolva o catador de papeis e o aprista. A força que hoje propulsiona a reciclagem de papel ainda e economicamente, porem o fator ambiental tem servido como alavanca.

Temos como preocupação o meio ambiente pois criou-se uma demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente, quando reciclamos o papel estaremos atendendo essa demanda. Sendo assim os principais fatores de incentivos ao seguimento de reciclagem de papel, e além dos econômicos, serão: a preservação de recursos naturais, matéria-prima, agua e energia. Com a diminuição da poluição e redução da quantidade de lixo que vão para os aterros sanitários. Com certeza o ultimo e o que tem sido o mais peso nos países que adotaram as medidas legislativas em acordo com a reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (472.2 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com