TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE: REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS PARA REVITALIZAÇÃO DOS COMPONENTES URBANOS DE CONCRETO

Por:   •  10/7/2018  •  Artigo  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

SUSTENTABILIDADE: REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS PARA REVITALIZAÇÃO DOS COMPONENTES URBANOS DE CONCRETO

Mateus Cândido Cassaniga[1]

Paloma Doabroski Lana[2] 

RESUMO

Com as mudanças climáticas e problemas como o aquecimento global, deslizamentos, enchentes, desmatamento, poluição, vários temas foram surgindo dentro de cada área específica. Na Arquitetura e Engenharia Civil a ideia de Sustentabilidade e a busca por formas de não agredir o meio ambiente sem comprometer o futuro das próximas gerações começaram a ser discutidas e analisadas. Atualmente a construção civil traz uma grande quantidade de desperdício de materiais, falhas na execução e má qualidade de materiais empregados. O entulho oriundo das obras é um dos mais heterogêneos existentes, trazendo a composição química de todos os materiais agregados a ele. Esses recursos podem ter várias finalidades de reutilização, desde que sejam tratados. A reciclagem de materiais ajuda na diminuição de valores, reduzindo o custo e auxiliando a diminuição de poluentes. Se não descartados corretamente os entulhos podem gerar riscos ambientais, sanitários, sociais e econômicos. Aliando todo esse processo a um outro problema recorrente nos grandes centros urbanos que é a falta de manutenção das calçadas, praças e até mesmo algumas ruas feitas de concreto, que estão cada vez mais degradadas, sem acessibilidade, com buracos, com descontinuações e desníveis é possível resolver vários problemas em um só processo.  A implantação de usinas de reciclagem de materiais ainda é muito baixa no país, com a presente pesquisa queremos compreender todos os conceitos dessa tecnologia, benefícios e dificuldades financeiras para recuperação dos componentes urbanos que são um grave problema nas cidades brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE: sustentabilidade; concreto; materiais; cidades.

ABSTRACT

The Earth.

KEYWORDS: sustainability; concreto; materiais; cidades.

INTRODUÇÃO

O tema sustentabilidade tem se tornado muito presente nas discussões acadêmicas. Nosso planeta sofre com inúmeros problemas devido às mudanças climáticas em vários lugares. A desertificação e a perda de qualidade dos solos, escassez de recursos hídricos, derretimento de calotas polares, crise de biodiversidade, o buraco na camada de ozônio, a acidificação dos oceanos, são uma pequena lista de consequências desses problemas ambientais que o planeta vem sofrendo e na sua grande maioria os seres humanos são os principais responsáveis.

Vivemos em uma economia global, que o modo de produzir e consumir, provoca sobre a natureza grandes agressões ambientais. Esse paradigma afeta a capacidade do planeta de renovar a oferta de serviços que são indispensáveis à humanidade. Gardner (2001), ressalta que se de alguma forma a humanidade é uma espécie imprevisível, no sentido em que seu comportamento não é estabelecido por uma reação ou uma adaptação ao meio que o priva tal qual outros organismos, de outra sabedoria que permite a humanidade intervir em seu próprio desenvolvimento não é avançada suficiente para prever todos os efeitos perturbadores das atividades humanas.

Registros mostram que diversas sociedades antigas eram preocupadas com o meio ambiente, mas os problemas de grande magnitude começaram a surgir no último século com a industrialização acelerada e o crescimento populacional desenfreado. Segundo CAMARGO (2001), “O século XX presenciou uma grande transformação da relação do homem com a natureza, sobretudo na percepção que este tinha da natureza e dos problemas ambientais.". Percebemos que segundo os autores, os seres humanos começaram a repensar suas ações, o quanto elas agridem o planeta e que os problemas ambientais que vinham acontecendo estavam ligados a tudo isso.

Há muitas interpretações de sustentabilidade atualmente, muitos conceitos foram criados, de acordo com as áreas e os objetivos dos estudos envolvidos. Na arquitetura e engenharia, por exemplo, os debates envolvem principalmente construções sustentáveis. Parte dos problemas ambientais estão relacionados com o crescimento das cidades, e nesses contextos engenheiros e arquitetos tem um papel fundamental, encontrar novas formas de moradias, que não agridam o nosso planeta.

De acordo com MONTANER (2001), “o desafio atual consiste em demonstrar que arquitetura ecológica além de ser necessária globalmente e correta socialmente pode ser muito atraente do ponto de vista estético, conceitual e cultural. ” Como podemos perceber, fica claro nas palavras do autor o papel dos atuais e futuros arquitetos e engenheiros.

Sendo assim nossa pesquisa analisou várias questões, o que é sustentabilidade? O que é entulho? Porque a necessidade de reciclagem dos materiais na construção civil? Quais as estatísticas de perdas dos materiais? E a reciclagem do entulho?  Podemos construir uma edificação sustentável e de baixo custo? Como reciclar o cimento das construções sem usoW

Tendo esses questionamentos o objetivo central da pesquisa é demonstrar que algumas ações podem minimizar os impactos ambientais.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

1 SUSTENTABILIDADE

A Sustentabilidade busca a forma de não agredir o meio ambiente, sendo diretamente ligada ao desenvolvimento material e econômico, ela se apresenta como todas as atividades humanas que suprem as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas. Com o avanço da tecnologia e evolução natural humana, existe cada dia mais problemas em relação a qualidade de vida do homem, sendo então necessário recursos de planejamento sustentável e a conscientização e ajuda da população. Com o fato de que os recursos naturais quando não cuidados podem vir a acabar, é de extrema importância entender e prever formas de utilização correta em todos os meios da civilização para que as vidas futuras não acabem se comprometendo.

Quando a sustentabilidade é apresentada na construção civil, precisamos entender que existe a necessidade da utilização de recursos naturais existentes de forma racional, buscando sempre minimizar os impactos ambientais. Hoje, a construção civil traz uma grande quantidade de desperdício dessa utilização, devido a falhas na execução de projetos e deficiências, além da má qualidade dos materiais empregados. Para retroceder esses problemas, é sempre de agrado buscar o conhecimento em diferentes tipologias estruturais, trazendo o sucesso não apenas na execução do projeto, mas durante seu tempo de uso, além de buscar sempre o menor consumo dos materiais. Para uma edificação ser sustentável, é de grande importância a busca por melhor mão de obra, revisar os procedimentos adotados e trazer sempre novos parâmetros para os projetos. A sustentabilidade exige metas a serem atingidas, trazendo resultados satisfatórios, fazendo assim a coleta e análise de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com