TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA FOLHA DE RESPOSTA

Por:   •  2/12/2019  •  Monografia  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

[pic 2]

Disci

Resolução / Resposta

         De fato em nosso cotidiano não temos ações efetivas e necessárias que tenham um efeito devolutivo na mesma proporção, ou, o mínimo possível, que a natureza merece, contudo, busco ter o mínimo de consciência ao utilizar tais recursos naturais, mantendo sempre torneiras desligada, corrigindo vazamentos; faço uso só do necessário da disponibilidade de energia elétrica; faço uso de papeis reciclados e re-utilizo folhas ainda com espaços; faço re-uso de água de lavagem de roupa para colocar nos vasos sanitários e etc.

         

           Tenho mais ainda a preocupação com as empresas no mercado nos dia de hoje, tendo em vista que o foco principal das empresas é produzir mais com menos, e na maioria das vezes o menos é a forma mais barata e a forma que mais agride o meio ambiente, com essas empresas tenho mais preocupação, pois busco sempre não só cobrar qualidade dos produtos e etc., mas também que façam um trabalho ecológico como, por exemplo: busco em site e coloco comentários que tal tipo de embalagens pode ser produzido de tal forma que impactasse menos o meio ambiente, busco pressionar empresas de forma indireta a produzir produtos ecologicamente corretos com menos conservantes, com menos agrotóxicos. Busco sempre manter empresas cientes dos meus objetivos como cidadã e que me atendam de forma sustentável.  

        Com base nisso escolhi a empresa Companhia Vale Do Rio Doce como material de estudo que possui um vasto relatório com ações voltadas a sustentabilidade, e tem como primeiro passo construir relacionamento onde ela atua, apoiando desenvolvimento de negócios sociais individuais, familiares e coletivos incentivando as comunidades a agir de forma sustentável e ao mesmo tempo gerar renda tirando do estado de miséria e de pobreza e incentivando meios sustentáveis de forma direta.

         

         Ações essas que inclui o incentivo a, produção de alimento artesanal sem agrotóxicos, incentivos a apicultura, agricultura familiar, serviços de coleta seletiva, conservação do ambiente e etc. Para da base a essas ações ela criou ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) esse programa é uma agenda que contem 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável a serem atingidas ate 2030.

        A Vale tem um trabalho iniciado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambeiro há duas décadas onde ela cuida da biodiversidade local em uma área com pelo menos 912 hectares contendo um misto de mata atlântica e serrado e mantém nessa unidade de preservação diversos exemplares da fauna e da flora.

        Em 2009 foi criado no Brasil o Fundo Vale uma instituição sem fins lucrativos, mas que apóia o desenvolvimento sustentável nos municípios críticos evitando o desmatamento nas aéreas verdes. O Fundo vale tem como projeto os Municípios Verdes que nasceu a partir da lista divulgada pelo ministério do Meio Ambiente onde há mais desmatamento, assim incentiva com atividades produtivas sustentáveis. O programa esta implantado em 19 municípios do Amazonas e esta sendo reaplicada em outros municípios.

          A Vale tem como estratégia se tornar uma empresa verde e adotou um código de ética em relação às leis ambientais combatendo quem derruba arvores para fazer carvão. A empresa também toca o programa Vale “Florestar” que inclui reflorestamento de áreas degradadas da mineração alem de utilizadas em ações de educação ambiental realizadas pela comunidade.

         

         O que acrescentaria, seriam ações sobre a conscientização, a importância da preservação da água tendo uma visão critica dos hábitos de vida e de consumo. Pois a água é de extrema importância para vida humana, para os animais, para agricultura e para geração de energia. Outro ponto seria ações com o cuidado e monitoramento das barragens para evitar a destruição do meio ambiente e o risco para quem mora próximo ao local, evitando assim a perda de vidas não só humana, mais principalmente as vidas e animais irracionais sem culpa de nada.

         Com isso a empresa Vale garante a preservação do meio ambiente, melhorias na qualidade de vida incluindo as futuras gerações, desenvolve um diferencial sustentável e contribui para o crescimento da empresa, investi em ações sustentáveis e diminui o custo com a produção, afinal a empresa também precisa de um futuro melhor e com menos poluição.

        Assim a empresa demonstra a viabilidade de alinhar-se a esse conceito e busca a satisfação em contribuir com uma criação de uma sociedade melhor. Isso significa não só crescer economicamente, mas sim fazer a economia crescer com responsabilidade ambiental.  

         

        Fazendo parte dessa empresa promoveria boas praticas e cuidados que precisam ser tomados no dia a dia mostrando a elas a importância de adotar praticas sustentável. Como, por exemplo: na economia de papel, o uso racional da água e da energia elétrica, desligar as luzes e os equipamentos todos os dias ao final do expediente, fazer o uso de canecas ou copos laváveis ao invés de copos descartáveis e muitos outros.

       Dessa forma mostra que esse tipo de ação não é só no ambiente empresarial, mas também pode ser praticado em casa e nas ruas da cidade. Alem de ajudar o planeta cria uma corrente de sustentabilidade e também trás o tema para os valores empresariais. Pequenas atitudes fazem toda diferença e assim recupera os danos já causados no meio ambiente.

     

Referencias Bibliográficas:

                                 

 Site: NEOMONDO

http://www.neomondo.org.br/2009/01/19/a-responsabilidade-socioambiental-como-estrategia-na-vale/

Site: ABOUTVALE              

http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/vale-feito-atender-objetivos-desenvolvimento-sustentavel-adotados-onu.aspx

Site: INICIATIVES

http://www.vale.com/brasil/PT/initiatives/environmental-social/Paginas/mata-do-jambreiro.aspx

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com