TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA FOLHA DE RESPOSTA

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

[pic 2]

Disci

INFORMAÇÕES IMPORTANTES! LEIA ANTES DE INICIAR!

A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção dissertativa.

Esta avaliação vale até 10,0 pontos.

Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.

Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas, preferencialmente, na versão Pdf.

Importante:

Sempre desenvolva textos com a sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte, como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.

Se for pedido na atividade, coloque as referências bibliográficas para não perder ponto.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISSERTATIVAS

Conteúdo: as respostas não possuem erros conceituais e reúnem todos os elementos pedidos.

Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências.

Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático.

Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade.

Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina.

A AVC que atender a todos os critérios, sem nenhum erro conceitual, de ortografia ou concordância, bem como reunir todos os elementos necessários para uma resposta completa, receberá nota 10. Cada erro será descontado de acordo com sua relevância.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - CÁLCULO

Caminho de Resolução: O trabalho deve seguir uma linha de raciocínio e coerência do início ao fim. O aluno deve colocar todo o desenvolvimento da atividade até chegar ao resultado final.

Resultado Final: A resolução do exercício deve levar ao resultado final correto.

A AVC que possui detalhamento do cálculo realizado, sem pular nenhuma etapa, e apresentar resultado final correto receberá nota 10. A atividade que apresentar apenas resultado final, mesmo que correto, sem inserir as etapas do cálculo receberá nota zero. Os erros serão descontados de acordo com a sua relevância.

Resolução / Resposta

Socialismo utópico

A ideia do socialismo aponta uma ideologia que tenta solucionar as soluções para os problemas sociais. Mesmo vindo de uma época distante para os dias atuais (século XVIII).

A questão da utopia mostra que, qualquer descrição ou conceito imaginário de uma sociedade com um sistema social, político e econômico ideal, com leis justas e dirigentes políticos verdadeiramente empenhados no bem-estar de seus membros.

Poderíamos chamar o socialismo utópico de socialismo romântico, por conta da sua fantasia, irreal.

O socialismo utópico em si questiona a desigualdade social, porém não apresenta uma forma concreta para a solução.

Importante lembrar que, o socialista e esses pensadores a seguir, tinham fortes influências do iluminismo.

Seus principais pensadores foram:

François Charles Fourier; Conde de Saint-Simon e Robert Owen.

Acrescento também Thomas Morus (ou Tomas More) com seu livro Utopia onde o mesmo "cria" a palavra utopia.

François Charles Fourier.

Francês, comerciante que foi também um dos pais do cooperativismo. Foi um dos grandes defensores do socialismo utópico. Para ele, era possível ter uma harmonia entre o trabalho e os trabalhadores com melhores condições de vida e trabalho aos operários.

Segundo Fourier, forte crítico da sociedade burguesa, afirmava que o trabalhador era separado, por essa sociedade burguesa, do prazer e vinha sempre com a repetição e especialização do trabalho operário. Charles Fourier é o idealizador dos FALANSTÉRIOS.

Os FALANSTÉRIOS seriam as grandes construções comunais descentralizadas onde cada operário trabalhava segundo suas vocações e paixões.

A ideia era que, nesse lugar, a disputa e todo tipo de distinção não ganhasse espaço. Dando um modelo de organização projetado para a vida em harmonia e interesses em comum.

Conde de Saint-Simon

Também um dos principais nomes do socialismo utópico, tinha sua origem, assim como seu título revela, na nobreza francesa, só que na "esclarecida" onde tem o fator da influência iluministas. Logo, seus pensamentos e ideias eram bastante progressistas.

Saint-Simon propunha a livre iniciativa e admitia a continuação do lucro dos capitalistas desde que estes concordassem em assumir responsabilidades sociais.

Saint-Simon não concordava com a desigualdade social e com a pobreza, mas, não era contra a lucratividade gerada pelo capitalismo. A ideia seria não ter uma sociedade com pessoas ociosas.

Robert Owen

Dono de fábrica, industrial, ou seja, burguês, Owen acreditava na tese em que Rousseau afirmava que "O homem é o produto do meio".

Acreditava em uma jornada de trabalho em 10 horas, (século XIX) onde a jornada de trabalho, em média, tinha uma carga de 12, 14, 16 horas. Ele considerava que escolas eram necessárias para os filhos dos operários, dando instrução para esses filhos e, consequentemente, os filhos teriam condições de melhorar a vida deles no futuro.

Também defendia construção de casas operárias para esses trabalhadores, dando um lugar limpo e higienizado com uma moradia adequada para esses trabalhadores. Outra de sua colocação seria a melhoria salarial dos trabalhadores.

Anarquismo

Anarquismo - ANARKHOS = ausência de coerção, governo.

Não significa ausência de ordem, caos. Basicamente é uma doutrina sócio-política do século XVII e XVIII e vai se propagar no início do século XX com a ampliação dos meios de comunicação.

Por tanto, o anarquismo não é somente um conjunto de ideias ou princípios, mas de práticas.

Em resumo, o anarquismo vai defender uma sociedade fraterna e igualitária, vai valorizar o auxílio mútuo. Critica a sociedade privada (capitalismo) e o Estado Burguês, defendendo a classe proletária.

Na Europa, o movimento nasce com destaque com Mikhail Bakunin. Já no Brasil, temos o surgimento em São Paulo de 1917 até 1919 com greves operárias.

Durante o regime militar, os movimentos que defendiam essas ideias libertárias caíram na clandestinidade.

Marxismo

Principais pensadores:  Karl Marx e Friedrich Engels

Nesse tipo de socialismo, onde na verdade se tem uma análise científica dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, na medida que Marx e Engels vai criar vários conceitos e categorias para compreender o funcionamento da sociedade, desde a idade antiga, passando pela moderna e chegando na idade contemporânea.

Utilizando da economia, política e social para criar conceitos e compreender a evolução da história, sobretudo tendo interesse em compreender o funcionamento do capitalismo.

No marxismo é compreender o capitalismo e supera-lo.

Marx e Engels buscam uma revolução, que seria uma mudança violenta a partir do proletariado, pois seria difícil continuar vivendo na sociedade capitalista com tanta exploração, especialmente os mais pobres.

Diferenças entre Socialismo utópico x Socialismo científico

O socialismo utópico, basicamente vai defender a criação de uma sociedade ideal que poderá ser alcançada de uma forma pacífica graças a boa vontade da burguesia enquanto que no socialismo científico o projeto social em si vai buscar formas para superar as dificuldades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com