TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Folha de Resposta

Por:   •  20/8/2018  •  Seminário  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

                                                                                                                                                                                    AA – Atividade de Aprendizagem

NOME DO ALUNO: Maria Cláudia Gomes Duarte

CURSO

POLO

Graduação em Ciências Biológicas

Padre Paraíso

ANO

SEMESTRE

2018

II

DISCIPLINA

PROFESSOR

                   Iniciação Científica

Profa. Dra. Marianna Rodrigues Santos

DATA DA ENTREGA

VALOR

06/08/2018

10 pontos

RESPOSTA(S)

  1. Sugere-se que o leitor inicialmente faça uma leitura prévia de reconhecimento, aquele contato geral com o texto, a leitura das “orelhas” do livro, do sumário, do prefácio, da apresentação, a leitura do texto destacando termos desconhecidos e tópicos que sejam fundamentais para os objetivos imediatos da leitura proposta. Os termos desconhecidos devem ser consultados antes da próxima leitura. A segunda leitura ou leitura seletiva, o leitor deve destacar as ideias principais do texto, as palavras chave. Na terceira fase da leitura o estudante perceberá o progresso de sua compreensão, terá se familiarizado com a abordagem do autor, conceitos, teses. O leitor que deseja uma compreensão adequada do texto lido deve praticar alguns exercícios elementares de hermenêutica, que consiste em fazer algumas perguntas básicas ao texto que está sendo lido, verificando se ao término da leitura tais questões ficaram esclarecidas. Deve-se procurar um lugar tranquilo, silencioso, arejado e iluminado, para que se tenha mais conforto e mais foco no ato da leitura adequada, além de lápis e bloco de notas como auxílio caso queira fazer as anotações.
  1. Ciência- No sentido amplo, é conhecimento, compreendemos assim, que todo tipo de conhecimento humano é, nesse sentido, ciência, requer conhecimento. No sentido estrito, ciência é o tipo de conhecimento que busca compreender os fenômenos estudados em suas causas, utilizando-se de metodologia específica para o cumprimento de seus objetivos, sujeitos a verificação dos fundamentos utilizados. Ciência é, portanto, uma construção humana e, portanto, histórica, sujeita a transformações de diversos contextos, ela é dinâmica, portanto, novas teorias, novas fontes alteram continuamente as suas conclusões, que por isso mesmo, são sempre provisórias. Esse caráter histórico, entretanto, não invalida a sua confiabilidade, desde que sejam empregados métodos adequados à sua produção, fontes reais devidamente analisadas.

Pesquisa- Procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento, a pesquisa é a atividade básica.

Metodologia- são os conjuntos de técnicas, métodos, procedimentos, utilizados no processo de aquisição do conhecimento.

Esses conceitos se relacionam na medida em que, a pesquisa, é a atividade que se utilizando metodologia permite ao homem conhecimento à determinada realidade, considerando a multiplicidade de aspectos da realidade que são passiveis de análise, pode-se afirmar a amplitude do campo de pesquisa a diversas áreas do conhecimento, inclusive a da ciência em todos os sentidos. Ou seja, esses conceitos se completam, na medida que, para se chegar ao conhecimento científico utiliza-se a pesquisa que utiliza a metodologia.

  1. Toda pesquisa e, por consequência o seu projeto, inicia-se com um tema. Normalmente decide-se pesquisar sobre um tema de inquietação pessoal, uma dúvida relacionada a bagagem cultural do pesquisador; escolhido o tema, agora a tarefa é delimitá-lo. Toda pesquisa é limitada na sua extensão, tendo que se ater a um aspecto de uma determinada realidade que dê conta de analisar, as leituras preliminares sobre o tema geral ajudarão o pesquisador nesse processo. Feito isso, o desafio é elaborar o problema de pesquisa, aquela pergunta chave que a pesquisa pretende responder, deve ser apresentada com clareza e objetividade, de forma a expressar diretamente o objeto que será estudado, delimitado no tempo e no espaço, todas as demais partes do projeto se sustentarão sobre o problema de pesquisa.

Partiremos então para a justificativa, trata-se de um texto dissertativo demonstrando porque a pesquisa é relevante, aqui deve-se tentar convencer os leitores de que a pesquisa não é apenas viável, mas relevante para o desenvolvimento da ciência e consequentemente para a sociedade.

As hipóteses feitas previamente sobre o tema escolhido pelo autor, podem ou não conter nesse projeto, mas se houver, esta será testada pela realização da pesquisa, podendo ser confirmada ou negada.  Em seguida partiremos para o objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral deve apontar para a contribuição da pesquisa para a ciência e para a área do conhecimento em geral, e os objetivos específicos devem ser relacionados ao alcance específico do objeto de estudo. Agora deve-se apresentar a revisão de literatura ou referencial teórico, trata-se de um levantamento bibliográfico básico que fundamenta a discussão do objeto proposto, as leituras preliminares que possibilitaram a delimitação do tema e outras já direcionadas para o tema delimitado, possibilitarão a construção desse texto. O diálogo com autores que já discutiram o tema com algum ponto de vista ou temas relacionados, servirão para conceituação, esclarecimento de termos, situar a discussão já existente sobre o assunto para fundamentar a discussão proposta. Além disso, deve conter nesse projeto a metodologia em forma de texto, apresentando o caminho percorrido na realização do trabalho, os tipos de pesquisa utilizados, justificando as escolhas e apresentando as vantagens e limitações do tipo de pesquisa escolhido, fazendo o mesmo com as técnicas de coleta de dados, os procedimentos devem ser explicados utilizando-se da literatura adequada.

O cronograma é o tópico do projeto, onde o pesquisador apresenta as atividades que serão realizadas e quando serão realizadas, deve-se atentar ao prazo estipulado para a realização da pesquisa e distribuir de forma equilibrada as atividades pertinentes à suas diversas fases. Ao fim do projeto deverá ser abordado os dados bibliográficos completos, de todas as obras citadas no texto do projeto seguindo as normas da ABNT, terminando o projeto, uma introdução objetiva apresentando sucintamente o projeto poderá ser elaborada. Não se esquecendo do orçamento, pois caso o projeto de pesquisa for financiado por alguma instituição, irá precisar desses dados, cujo tal deve conter, o planejamento do material, equipamentos, despesas de viagem, dentre outras necessárias para a realização do projeto, levando em conta o valor disponível caso seja previamente estipulado.

Podemos dizer que um projeto de pesquisa deve conter título, introdução, problema de pesquisa, objetivos, justificativa, revisão da literatura, metodologia, recursos ou orçamento (caso haja necessidade), cronograma e referências.

  1. As técnicas de coleta de dados devem ser adequadas ao tipo de pesquisa, cabe ao pesquisador tendo em vista o seu problema de pesquisa, optar pela técnica de coleta de dados mais adequada para que o problema de pesquisa seja resolvido dentro dos limites aceitáveis. Ressaltando que a pesquisa bibliográfica, que é o estudo sistematizado a partir de trabalhos já elaborados, é básica, imprescindível a todos os tipos de pesquisa acadêmica. A análise de abordagem em livros, artigos científicos, que oferecem fundamentação teórica para a análise dos dados a pesquisa original que se pretende fazer. Dependendo dos objetivos, se for apenas uma revisão de literatura, por exemplo, a pesquisa pode se ater a essa análise bibliográfica. Os tipos de pesquisa sobre os seguintes critérios e técnicas de coleta de dados são:

Quanto a Abordagem

Qualitativa

Privilegia a quantificação dos dados, traduzindo em números os dados coletados. Utiliza-se de técnicas estatísticas.

Quantitativa

Privilegia a interpretação dos dados. Analisa os processos e seus significados.

Quanto a Objetivos

Exploratória

Enfatiza a descoberta das ideias, proporciona a familiaridade com o problema de forma a torna-lo mais explícito ou construir hipóteses. Utilizam-se para realiza-la pesquisa bibliográfica, entrevistas, análises de informações e exemplos que favoreçam a compreensão do objeto proposto.

Descritiva

Realiza o levantamento de dados apresentando as características do objeto investigado. Utilizam-se para realiza-la questionários, observações sistemáticas que, à luz da bibliografia, poderão ser objeto de apresentação proposta.  

 

Explicativa

Encarrega-se de aprofundar-se no objetivo, que além de ser conhecido e descrito, será analisado de forma crítica e reflexiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (104.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com