TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Científica e Clássica

Por:   •  12/3/2018  •  Tese  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem Científica

Elaborada por Frederick W. Taylor (1856-1915), a abordagem científica iniciou os estudos para uma nova ciência, com estudos voltados para a base operacional, caracterizando uma pirâmide organizacional invertida, onde os operários e os gerentes administrativos, acreditava-se que ambos tinham o mesmo interesse: prosperidade e deveriam tê-la ao máximo. Taylor com base na produção e foco nas tarefas, a principal preocupação era aumentar a produtividade da empresa através da racionalização do operário, ou seja, a eficiência industrial.

Abordagem Clássica

em contra partida a Abordagem Clássica foi elaborada por Henri Fayol (1841-1925), enfatizava a estrutura organizacional e constituia uma pirâmide inversa à forma piramidal da administração científica, sendo de cima para baixo (organização -> departamentos). A mesma apareceu na época da revolução industrial,onde muitas empresas surgirão porem desorganizadas e improvi

Abordagem Científica

Elaborada por Frederick W. Taylor (1856-1915), a abordagem científica iniciou os estudos para uma nova ciência, com estudos voltados para a base operacional, caracterizando uma pirâmide organizacional invertida, onde os operários e os gerentes administrativos, acreditavam-se que ambos tinham o mesmo interesse: prosperidade e deveriam tê-la ao máximo. Taylor com base na produção e foco nas tarefas, a principal preocupação era aumentar a produtividade da empresa através da racionalização do operário, ou seja, a eficiência industrial. A divisão da tarefa fez-se com que os operários fossem considerados peças chaves na teoria organizacional, a análise detalhada na execução das tarefas, o tempo padrão de execução, os movimentos realizados durante o processo, onde existia uma especialização que foi chamada de "Organização Racional do Trabalho" (ORT) que nada mais é que uma corrente de ideias com ênfase nas tarefas executadas.

O maior exemplo do movimento do Taylorismo, foi com o engenheiro Henri Ford que seu maior objetivo era baratear os custos de produção para que a maioria dos seus consumidores tivesse acesso aos seus produtos finais. O Fordismo era focado na produção em massa, onde cada operário realizava somente uma função, otimizando o tempo na produção e reduzindo o custo monetário. As críticas a essa abordagem são por priorizar os operários como uma continuação das máquinas foi chamada de "Teoria das Máquinas", onde não considerava a mão de obra como um ser humano e social e por último foi considerada como uma organização de sistema fechado.

Abordagem Clássica

Abordagem Clássica foi elaborada por Henri Fayol (1841-1925), que enfatizava a estrutura organizacional e ao contrário da abordagem científica que dava ênfase na execução de tarefas pelos operários, a estrutura organizacional na forma de pirâmide convencional, de cima para baixo onde a organização se encontrava em cima, criando departamentos, afim de centralizar a gerência organizacional. Esta abordagem criou força na Revolução Industrial, que com o crescimento desenfreado de novas empresas, viu-se a necessidade de uma teoria que relatasse as questões empresariais. Fayol definiu a fórmula mais adequada chamada de "PDOCC", que são planejamento, organização, direção, coordenação e controle, foram os elementos essenciais defendidos no processo administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com