TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sistêmica

Por:   •  5/7/2015  •  Seminário  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

Fazenda São Geraldo, S/N KM 06 – CEP: 39.480-000 – Januária-MG

Fone: (38) 3629-4600 – E-mail: comunicação.januaria@ifnmg.edu.br

Bacharelado em Administração

 1º Período

   

AS MULHERES E AS ORGANIZAÇÕES

Tais Cristina Pinheiro dos Santos

Vanessa Rodrigues Buglio Magalhães

 Januária- MG 

Julho 2015

Tais Cristina Pinheiro dos Santos

Vanessa Rodrigues Buglio Magalhães

A MULHER E SUAS CONQUISTAS EM SUA JORNADA DUPLA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Sociologia das Organizações e Sociedade, do curso Bacharelado em Administração, do IFNM- Campus Januária, ministrado pela professora Leila de Souza.

Januária- MG 

Julho 2015

“A mulher inteligente edifica a sua casa, mas, a insensata, com as próprias mãos a derruba.”

(Provérbio de Salomão)

RESUMO

Este ensaio tem como objetivo mostrar as conquistas da mulher e sua valorização como mulher na sociedade e nas organizações. Quantas dificuldades teve que enfrentar, e tem até hoje, mesmo com o avanço da informação e da tecnologia, muitas vezes ainda tem que impor-se para que seja aceita ou respeitada.

Com a introdução da mulher no mercado de trabalho, a mesma adquiriu novos espaços na sociedade, sendo levada a assumir muitas funções distintas, que são frutos de suas conquistas.

Escolhemos este tema por sermos mulheres e vivermos diariamente essa maratona de ser dona de casa, esposa, mãe, estudante e ainda estarmos inseridas no mercado de trabalho.

A MULHER E SUAS CONQUISTAS EM SUA JORNADA DUPLA

Com o passar dos anos, a mulher veio conquistando seu espaço, desde mulher como esposa, mãe, na política, nas organizações entre outros. A mulher foi se tornando peça fundamental em muitas circunstâncias, em alguns momentos tendo que impor suas ideologias, seus pontos de vista e se tornando um ser tão importante quanto o homem perante a sociedade e no mercado de trabalho.

Sabemos que não isso não foi fácil e não é, pois, até hoje a mulher sofrem discriminação, assédio, preconceito e sua participação na sociedade ainda é uma luta constante.

A mulher antes era vista apenas como aquela que só servia para cuidar dos afazeres da casa, do cuidar do marido e filhos, ela não tinha direito de pensar ou agir por conta própria, era totalmente submissa ao marido.

Historicamente a mulher conquistou muitos diretos importantes, mas a luta por igualdade ainda não acabou, ainda há muito a ser feito.

O caminho a ser percorrido é longo e possui grandes obstáculos. Conforme Giuzmán, (2000, p. 68).

(...) as resistências que dificultaram e dificultam ainda a construção social da equidade de gênero como princípio organizador da democracia têm várias causas. Algumas resultam da inércia dos sistemas cognitivos e de valores. Outras estão relacionadas à rejeição dos homens a ver afetados seus interesses pela concorrência das mulheres nos espaços públicos associadas ao medo gerado pelas mudanças de identidade do outro ao questionar a própria identidade e à incerteza quanto ao próprio sentido e consequências das transformações em curso. Em resumo, aceitar mudanças na representação do feminino e do masculino nos sistemas de relações e práticas comuns aos dois gêneros não somente altera a situação da mulher como coloca em questão os conteúdos atribuídos à masculinidade e às práticas sociais associadas a ela.

Com a industrialização, à prática cultural de submissão ao homem que até então, atendia às práticas sociais e ao imprescindível papel de mãe, esposa e dona de casa, a mulher começou a discutir seu lugar ocupado diante da sociedade, sua individualidade e sua suposta fragilidade.

Conforme Scott apud FRANÇA, SCHIMANSKI (2008), a entrada da mulher no mercado de trabalho tem sido de forma intensa e diferenciada, não apresentando decadência ainda com as crises econômicas. Inversamente, entende-se que a participação da mulher torna-se mais favorável a partir das crises econômicas.

De acordo Teixeira (2007), o:

[...] contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais. Primeiro, o avanço da industrialização transformou a estrutura produtiva. A continuidade do processo de urbanização e a queda das taxas de fecundidade, proporcionando um aumento das possibilidades das mulheres encontrarem postos de trabalho na sociedade. Segundo, a rebelião feminina do final dos anos 60, nos Estados Unidos e Europa, chegou como uma onda nas nossas terras, em plenos anos de chumbo; apesar disso, produziu o ressurgimento do movimento feminista nacional fazendo crescer a visibilidade política das mulheres na sociedade brasileira.

Como consequência, a mulher passou a marcar presença na sociedade e nas organizações e conquistou alguns lugares que antes eram ocupados exclusivamente pelos homens. Mas para que isso ocorresse teve que haver algumas mudanças socioculturais onde alguns fatores contribuíram e foram decisivos, tais como: poder de controlar e decidir a quantidade de filhos, poder de voto, necessidade de complementar a renda familiar, a divulgação de leis protegendo a mulher trabalhadora, busca pela qualificação cultural e acadêmica, entre outros.

Apesar das dificuldades, as mulheres ingressam cada vez mais no mercado de trabalho e permanecem nele. A inserção da mulher no mercado de trabalho antes considerado predominantemente masculino fez com que a mulher assumisse tanto o trabalho fora de casa, como o trabalho doméstico, sobrecarregando-a com uma dupla jornada de trabalho.

Como destaca Perez (2001, p.52):

Responsáveis pela maioria das horas trabalhada sem todo o mundo, as mulheres, generosamente, cuidam das crianças, dos idosos, dos enfermos, desdobrando-se em múltiplos papeis. Esquecidas de si mesmas, acabam por postergar um debate que se faz urgente: a divisão desigual das responsabilidades da família, a injustiça de sozinha, ter de dar conta de um trabalho de que todos usufruem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (867.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com