TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Accor Hospitality: Hotéis econômicos com alto padrão de qualidade

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

MAURICIO ANDRÉ CARONE

Accor Hospitality: hotéis econômicos com alto padrão de qualidade.

SÃO PAULO

2017

Questões para discussão

1. É possível franquear uma cadeia de hotéis como a Ibis?

É possível franquear uma cadeia de hotéis como a Ibis. A rede Accor já tem uma marca forte no ramo e uma enorme estrutura no mercado de hotéis. A rede já possui um padrão de operação e um controle de qualidade estabelecido. Além disso, a rede possui um atendimento e programa de fidelidade de qualidade e uma estrutura de treinamento e de recursos humanos adequadas ao perfeito funcionamento dos hotéis, o que minimiza muito os riscos de um franqueado e facilita um retorno mais rápido do investimento.

2. Você (leitor) acredita que a franquia seria a melhor alternativa? Ou o Grupo Accor deveria investir seus próprios recursos na expansão?

Na minha opinião, o modelo de franquia é uma ótima alternativa, porque o modelo dos hotéis Ibis já está estruturado e testado pela rede Accor, o que torna o investimento menos arriscado e um retorno mais seguro. Trata-se de um investimento de menor risco e que não necessita de um planejamento mais estruturado e muitas despesas administrativas.

3. Quando o Grupo Accor trouxe para o Brasil a rede Ibis, trouxe conceitos que refletiam a experiência francesa. Esses conceitos pré-estabelecidos são os mais adequados para a nova fase de expansão da rede no País? Que mudanças você recomendaria?

Acredito que o modelo adotado seja o mais adequado para uma fase de expansão da rede no país, visto que o objetivo da rede é oferecer aos clientes um produto de qualidade por um preço acessível. Algumas adaptações pontuais ao modelo francês podem ser feitas, como por exemplo, a introdução dos frigobares nos quartos, que é uma característica muito apreciada pelos brasileiros.

4. Além das características descritas no caso, que outros elementos poderiam ser agregados para reforçar as chances de êxito na expansão futura?

Novos elementos adicionais, gerariam custos adicionais, o que poderia fazer com que a rede perdesse o foco na política de preços inicialmente adotada. Acredito que não seja necessário agregar novos elementos, mas sim aperfeiçoar os atuais, quem sabe desta forma, reduzindo ainda mais os custos.

5. Dessas características atuais, o que lhe parece que deveria ser descontinuado? Por outro lado, quais as vantagens ou diferenças exclusivas que você enfatizaria, para posicionar a rede de hotéis Ibis, na nova fase de expansão?

Uma análise mais profunda dos custos poderia ser feita, para quem sabe, desta forma, identificar algum tipo de serviço que não seja tão apreciados pelos clientes e que esteja gerando uma possível perda e receita. Talvez uma pesquisa de mercado possa auxiliar em uma adequação dos serviços prestados no hotel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com