TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acondicionamento de cargas

Por:   •  4/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  2.034 Visualizações

Página 1 de 4

Acondicionamento de cargas

O manuseio ou movimentação interna de produtos e materiais está associado com a armazenagem e também a manutenção dos estoques. O processo envolve movimentação de materiais no local de estocagem, pode ser a transferência de um deposito para o outro. Sozinho o acondicionamento absorve mais de 12% dos custos logísticos das empresas.

O manuseio de materiais pode aumentar o risco de dano ou perda do produto. Por ser tratarem de atividades extremamente repetitivas, o acúmulo de pequenas ineficiências pode gerar grandes gasto. É essencial o correto gerenciamento do manuseio e armazenagem. Produtos entregues com danos promovem a insatisfação do cliente desestimulando a voltar a comprar.

Características do produto que serão enviados são fundamentais, qualquer mercadoria antes do seu envio é essencial avaliar as características do produto para chegar com segurança ao seu destino final. Adequando a embalagem que irá acondicionar o produto ao seu conteúdo, considerando os itens: material, volume,peso,forma,resistência,quantidade de mercadorias e diversidade de itens no mesmo envio.Ex: Grãos finos devem ser bem isolados em materiais como saco plástico resistente e contentor bem rígido para não correr o risco de se perder.

A forma de envio deve ser levada em consideração além da mercadoria, o modo de transporte, tempo e distancia até o seu percurso final, assim devem ser levadas em consideração para um acondicionamento eficaz.Ex: Alimentos que vão percorrer grandes distancia como chocolate se não for corretamente acondicionado derreteram no meio do caminho.

È muito importante no momento de escolher a embalagem que irá acondicionar o produto dessa forma evita-se que algum problema aconteça durante o transporte. Certifica - se de que a embalagem não é muito grande ou muito pequena podendo arrebentar durante o trajeto. Vale lembrar que objetos muito suscetíveis a danos durante o transporte podem ser acondicionados com a ajuda de um cartão duplo.

Cuidados no acondicionamento de líquidos, produtos gordurosos ou com odor muito ativo. Para acondicionar mercadorias liquidas, verifique se estão isoladas, pois é muito comum acontecerem vazamentos durante o transporte o que comprometeria a caixa de transporte e outros itens nelas acondicionados. Produtos muito gordurosos ou com odor ativo, como queijos, por exemplo, devem ser envolvidos em papel que seja resistente à gordura e, claro, separados de outras mercadorias.

Produtos frágeis e os muitos frágeis demandam um cuidado todo especial de acondicionamento. É interessante analisar a possibilidade de usar uma caixa dupla ou um acondicionamento adicional.Exemplos de produtos frágeis:Eletrônicos, joias, objetos de vidro,cerâmica e outros materiais delicados. É importante considerar que não basta escrever “Frágil” na embalagem, já que a indicação não substitui o bom acondicionamento.

Regras básicas e essenciais para o acondicionamento adequado, independentemente da carga transportada, e que devem ser recordadas ou observadas durante uma operação de transporte. Se uma carga não for acondicionada de forma adequada, configura-se perigo para as pessoas envolvidas nas operações de transporte e para terceiros. A carga mal acondicionada pode tombar do veículo, provocar congestionamento de tráfego e a morte ou lesões a terceiros, logo devemos ter em mente a grande responsabilidade desta atividade. A carga mal acondicionada pode provocar muitos problemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com