TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconselhamento financeiro

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ADOÇÃO NO BRASIL

Prisciane Medeiros dos Santos[1]

Uipirangi F. da S. Câmara[2]

RESUMO

O processo de adoção no Brasil tem gerado grandes dificuldades, dentre elas casais ou solteiros que desejam adotar um filho, envelhecem numa longa fila de espera para validar um processo de adoção muitas vezes burocratizado e desgastante enquanto crianças crescem em uma instituição sem referência de família. O presente artigo analisou as dificuldades existentes no processo de Adoção brasileiro como a burocratização, morosidade e exigências apresentadas pelos futuros pais e quais os efeitos estas dificuldades tem causado às crianças e adolescentes que aguardam para serem adotados e para as suas possíveis famílias através de leituras de dados hoje existentes sobre os processos de adoção, artigos, doutrinas e também conversas com pessoas que estão há anos esperando pelo seu filho(a) e com pessoas que já conseguiram realizar seu sonho de ser pai ou mãe, podemos afirmar que a Burocratização e Morosidade desse processo hoje é a maior dificuldade que precisa ser vencida tanto pelas crianças e adolescentes quanto pelo futuros pais mostrando a necessidade e urgência de uma revisão procedimental deste processo em nosso sistema jurídico.

Palavras-Chave: Processo de Adoção, Dificuldades, Morosidade, Burocratização.

INTRODUÇÃO

        Pretende-se com este artigo analisar o instituto da Adoção no Direito Brasileiro, já que podemos observar toda a burocracia e morosidade que envolve o processo quando se trata de adoção. Analisaremos também as consequências que essa morosidade e burocracia tem gerado para crianças e adolescentes que crescem sem uma referência de família e que se sentem vítimas do abandono.

        Nesse passo então este artigo analisará o instituto da adoção no Brasil, a burocracia e morosidade que envolve todo o processo, bem como as consequências geradas para quem está à espera de um lar.

        A motivação deste trabalho surgiu através da realização de um trabalho social em uma Casa Lar situada no Norte do Paraná, em que crianças e adolescentes aguardavam ansiosas e entusiasmadas por uma nova família assim como também aquelas que já não aguardavam mais pois após passarem sua vida toda em Casa Lar, completaria a maioridade e teria que se retirar do Abrigo sem nenhuma perspectiva de vida e cm o sentimento de que foi abandonada. Também motivou este trabalho a conversa com familiares e amigos que aguardam há anos em uma fila de adoção e a leitura de dados disponíveis no Cadastro Nacional de Adoção de que a quantidade de pretendentes a adoção é mais que o dobro de crianças que estão a espera de um lar, neste momento surgiu a vontade de entender quais as razões deste problema em nosso país.

        Este artigo se utilizará de uma metodologia, basicamente, em estudos de pesquisa de doutrinas, legislação, livros e artigos que auxiliem na compreensão do assunto.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com