TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad leg com 2015

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1

Período - 2015/2º

Disciplina: Consultoria Organizacional

Coordenador: Murilo Alvarenga Oliveira

Aluno (a): Isabela de Mello G Bellusci

Pólo: 12115060500

O modelo de avaliação é composto por 5 questões discursivas para realizar a avaliação;

  • Cada questão vale dois pontos;

Questão 1) A utilização de consultores em organizações é importante pelo fato de as mesmas não possuírem todas as competências necessárias para a solução de seus problemas. Os consultores são contratados quando uma organização não possui pessoal capacitado para solucionar determinados problemas com as mesmas oportunidades de êxito.

Quais razões são indicadas para utilizar consultorias nas organizações? A partir dessas razões descreva os principais benefícios gerados pelas consultorias.

Resposta:  Quando os gestores não sabem o que está errado e precisam de ajuda especial para diagnosticar quais são seus problemas atuais, também é indicado utilizar consultorias quando os gestores não sabem que tipo de ajuda precisam e necessitam que os consultores descubram ou então quando os gestores têm intenção construtiva de melhorar as coisas, porém necessitam de ajuda na identificação do que melhorar e como.

        Os benefícios gerados pelas consultorias são:

- Visão independente => como o consultor não é membro da equipe, isso é possível. O consultor traz objetividade e destaca problemas organizacionais.

- Qualificações especiais => consultores com experiência possuem características e conhecimentos variados que auxiliam as empresas a melhorar seu desempenho.

- Serviço Profissional Temporário => qualquer processo de consultoria organizacional é realizado de forma temporária, ou seja, a consultoria vem para organização desenvolve o processo da consultoria, promove a organização para mudança, acompanha o processo e depois deixa a empresa.

Questão 2) Como os seres vivos, as organizações também possuem um ciclo de vida, apresentando várias fases de desenvolvimento. Estas fases são divididas, de forma didática, em quatro: crescimento, sustentação, maturidade/colheita e descontinuidade/transformação. Nesse ciclo de vida, as organizações podem apresentar processos de DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL e processos de deterioração organizacional

Resposta: Fases do ciclo de vida das organizações são:

  1. Crescimento => É a fase inicial da organização, é nesta fase que são lançados os produtos e serviços e apresentam seus potenciais de mercado. Os dirigentes da organização investem recursos afim de que o negócio cresça. Muitas vezes operam com fluxo de caixa negativo ou com baixo retorno sobre o investimento. O objetivo financeiro nessa fase é buscar percentuais de crescimento da receita e aumento de vendas para certos mercados e/ou clientes. É comum que surjam momentos que os pontos negativos superam os positivos.
  2. Sustentação => As organizações desenvolvem os projetos que são direcionados a avaliar gargalos, ampliar a capacidade e buscar a melhoria contínua, em lugar de grandes investimentos de retorno a longo prazo. Nessa fase busca-se manter participação no mercado, aumentando um pouco a cada ano e os objetivos financeiros estão focados na obtenção do melhor retorno sobre o capital investido.
  3. Maturidade => Nesta fase não são realizados mais investimentos significativos. Os investimentos são feitos apenas para manter equipamentos e capacidades, não para ampliar ou gerar novas capacidades. Qualquer projeto de investimento deve ter períodos de retorno muito bem definidos e curtos. A meta principal é maximizar o fluxo de caixa em benefício da empresa. Os objetivos financeiros são o fluxo de caixa operacional (antes da depreciação) e a diminuição da necessidade de capital de giro.
  4. Descontinuidade/Transformação =>A organização começa a apresentar custos crescentes. Os retornos podem estar em declínio (sintoma básico). A participação no mercado apresenta taxas decrescentes. Surgem novos concorrentes e outras pressões internas e externas. Podem ocorrer súbitas mudanças de tecnologias, mercados ou legislações. A retomada do crescimento se dá pela inovação e pela ênfase para a descoberta de novos caminhos. Ocorrem mudanças de objetivos financeiros e de investimentos.

Os processos de desenvolvimento levam a organização a estágios superiores, enquanto que os processos de deterioração conduzem as organizações para a regressão, para a “morte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (383.7 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com