TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 de matemática

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Podem-se definir como Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), as diversas tecnologias e ainda os diversos métodos que visam a comunicação originadas no seio da Revolução Informacional, a dita “Revolução Telemática”, ou ainda, para alguns, a Terceira Revolução Industrial. Essas NTICs foram desenvolvidas aos poucos, com início na segunda metade da década de setenta, tendo sobretudo principal destaque, nos anos noventa.

Esmagadora maior parte delas têm como característica buscar agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, através da digitalização, além da comunicação em redes, por meio de computadores ou não, com vistas à captação, à transmissão e à distribuição das informações.

É sabido que o surgimento e a crescente exploração dessas novas tecnologias, lembrando ainda, a maneira como são empregadas por governos, por empresas, por setores sociais, etc, proporcionou o aparecimento da “sociedade da informação”. Há estudiosos que já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

Já se pode verificar, por meio de estudos, de pesquisas que o emprego das NTICs, como ferramenta, traz uma grande contribuição para a prática nas escolas, e em qualquer nível de ensino. Esse emprego traz diversas possibilidades as quais que poderão ser realizadas, de acordo com uma determinada concepção de educação que passa por qualquer atividade escolar.

Ainda, a respeito das NTICs, tem-se como embasamento principal por parte daqueles que têm defendido a incorporação dessas inovações junto ao ensino presencial de História é que esta área de estudo é uma das mais adequadas para se incorporar esses recursos no contexto pedagógico, dado que este perpassa o acervo das civilizações fundadoras, sobre as manifestações artísticas, além das manifestações literárias, da evolução do pensamento, da construção social da realidade com seu vasto legado de mistérios, símbolos, imagens e sons a ser explorado e que está abundantemente sendo digitalizado.

Dessa forma, o avanço de sons e imagens que inunda o contemporâneo das próximas gerações tem que ser encarada como uma oportunidade de melhoria e crescimento para o profissional da disciplina: HISTÓRIA.

Ressalte-se ainda mais que não pode ser olvidado o fato de que “nossa memória visual é muito mais duradoura que a memória textual” (Johnson, 2001, p. 15).

Pelo exposto, cabe ao o professor de História reconhecer a relevância do hipertexto como mecanismo que revolucionou a maneira de escrever e narrar. De acordo com a explicação de Steven Johnson: “...um link – um elo, ou vínculo –, é uma maneira de traçar conexões entre coisas, uma maneira de forjar relações semânticas. Na terminologia da linguística, o link desempenha um papel conjuncional, ligando ideias díspares em prosa digital” (Johnson, 2001.p. 84).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com