TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm cientifica

Por:   •  9/6/2015  •  Seminário  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CAMILA MORAES

CHARLES FARIA DA SILVA FILHO

EDUARDO AUGUSTO PASCOAL

FÁBIO CAVALLARI LEMES

LETICIA SOARES

MARIA CAROLINA QUEIROZ

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

São Paulo

2014

CAMILA MORAES

CHARLES FARIA DA SILVA FILHO

EDUARDO AUGUSTO PASCOAL

FÁBIO CAVALLARI LEMES

LETICIA SOARES

MARIA CAROLINA QUEIROZ

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho sobre a Administração Científica apresentada à Universidade Nove de Julho, como exigência parcial para obter nota na disciplina de Teoria Geral da Administração.

Orientador: Ademir Lamenza.

São Paulo

2014

1 ADMINISTRAÇÃO

A administração inicia-se na Suméria por volta de 5.000 a.C. Nessa época os sumerianos queriam alguma forma de resolver os problemas práticos, exercendo assim, mesmo que sem querer, a administração.

        Alguns exemplos são válidos para demonstrar o começo da administração, como o sistema econômico implantado por Ptolomeu no Egito, que exigiu uma administração pública muito bem organizada e a constituição de Chow da China. Porém, na evolução da administração, os que mais se destacaram foi a Igreja Romana e as Organizações Militares.

        No final do século XVIII e ao longo do século XIX, começou o aparecimento das empresas e finalmente a administração moderna. Esse fato trouxe rápidas e grandes mudanças para as áreas econômicas, sociais e política. A famosa Revolução Industrial.

  1. O que é administração de empresas

Administrar significa ter inteligência organizacional, planejar, organizar, liderar e controlar, para que assim alcance suas metas.  A arte de administrar foi uma das técnicas que mais marcou e provocou influências no século XX, já que é responsável pela disparada no desenvolvimento tecnológico e econômico.

No mundo de hoje, onde é repleto de organizações, em que tudo o que a população necessita deve ser inventado, criado, produzido e comercializado por elas, dependemos muito da administração, já que é a principal técnica para alinhar e conduzir as organizações rumo as suas metas.

2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Administração: É o ato de administrar ou gerenciar pessoas, negócios ou recursos, com certo objetivo ou meta.

Científica: Que não é ideológico e nem se baseia no senso comum.

Esse gerenciamento, na época, era algo diferente da ideologia, no caso era trabalhar e apenas trabalhar, sem treinamentos, usando apenas seu senso comum. Aplicando essa palavra nos dias de hoje, o que vemos em jornais todos os dias quando falam em ciência? Esse gerenciamento é nada mais que uma experiência, feita em humanos, onde alguém observa e anota os resultados. O melhor resultado torna-se paradigma.

Esse gerenciamento foi criado pelo engenheiro Frederick Taylor, em meados do século XIX, onde Taylor queria que os colaboradores da indústria em que trabalhava elevassem seu nível de produção, porém sem que os custos aumentassem. Por exemplo: Ele, para que isso acontecesse aplicou treinamentos aos colaboradores para que eles se especializassem na determinada função que eles exerciam, dividia as tarefas, adotou métodos para que diminuísse o cansaço e melhorasse a saúde dos trabalhadores, melhorou as condições de trabalho, criou incentivos e recompensas salariais para os trabalhadores, entre outras coisas. Dessa forma, os outros modos de gerenciamento da época se tornaram falhos, já que não tinha um paradigma para que os colaboradores seguirem, a falta de boa remuneração e especialização. Essa gestão, digamos que revolucionou a forma de gerenciar as indústrias da época. O pensamento de Taylor era basicamente: a função do gerente era pensar e do funcionário executar. O gerente deveria selecionar a melhor pessoa para o cargo, treiná-la, mostrar a maneira mais correta de executar os trabalhos e fiscalizar o desempenho, e os trabalhadores apenas executar os comandos do seu gerente ou supervisor. Assim surgiu a divisão de autoridade.

3 Fundador da Administração Científica e seus seguidores.

3 1. Taylor

Frederick Wislow Taylor é considerado o pai da administração científca. Nasceu em 1856 na Pensilvânia, EUA. Taylor, com 18 anos, foi aprovado em Harvard em Direito, porém foi trabalhar como operário em uma metalúrgica. Foi de operário a engenheiro chefe.

3 2 Taylorismo

A metodologia que Taylor usou para estudar a Administração Científica foi observar os operários na indústria, e deu ênfase a tarefa. Para ele a administração deveria ser tratada como uma ciência.

Os princípios dessa administração proposto por ele próprio era:

  • Planejamento: Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho.
  • Preparo: Selecionar cientificamente, treinar e desenvolver o trabalhado.
  • Controle: Cooperar com os trabalhadores para que assim pudesse garantir que os métodos científicos fossem seguidos.
  • Execução: Assumir toda a organização e os planejamentos deixando que os operários apenas executem suas tarefas.

Alguns benefícios que o “taylorismo” trouxe aos empregadores foram os produtos com melhor qualidade, ambiente de trabalho agradável sem conflitos com funcionários e as boas reduções de custos. Já aos trabalhadores, os benefícios foram que os próprios se sentiram mais valorizados e isso fez com que eles executassem suas tarefas com mais prazer, a jornada de trabalho foi reduzida, salários aumentaram em até duas vezes mais, além dos descansos remunerados.

Claro que entre todos esses benefícios existem críticas, por exemplo, dizer que esse modelo de gestão transformou o homem em uma máquina, uma engrenagem de sistema produtivo, já que os gerentes não dão ouvidos à eles. Outra crítica também é que esse modelo trata o ser humano como um só grupo, não reconhece a variação entre eles, assim alguns funcionários tornam-se descontentes.

3 3. Ford.

Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan (este espaço hoje faz parte de Dearborn). Seu pai, William Ford (1826-1905), nasceu em County Cork, Irlanda. Sua mãe, Mary Litogot Ford (1839-1876), nasceu em Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes belgas; seus pais morreram quando Mary era uma criança e ela foi adotada pelos vizinhos, os O'Herns. Os irmãos de Henry Ford são: Margaret Ford (1867-1868); Jane Ford (c 1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com