TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças adm cientifica e clássica

Por:   •  1/10/2016  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A administração existe desde sempre praticamente, muito antes de nós imaginarmos até. Mas ela foi apenas considerada como um estudo, uma ciência por volta de 1840.

Frederick Taylor, mais conhecido como apenas Taylor, foi a primeira pessoa a estudar a administração, mas não a administração como um todo, a parte da produção para ser mais exata. Isso ocorreu em 1845 nos Estados Unidos da América. Ele estudou a empresa das partes para o geral.

Porém 43 anos depois, ou seja, em 1888, surgiu outra figura histórica na administração, Henry Fayol, ou, apenas Fayol. Ele, diferente de Taylor, estudava a estrutura da empresa, ou seja, o todo para as partes. Outra divergência é que ele era francês, morava em Paris.

Taylor tinha como foco melhorar e aumentar a eficiência da produção nas empresas, por isso, ele mantinha toda a atenção nos operários, e em seus movimentos, no tempo da produção, e usava a remuneração como incentivo para que os funcionários produzissem mais. Os operários mais produtivos ganhavam os salários mais altos.

Cada operário tinha a sua função. Taylor decompôs as etapas de trabalho, por que ele viu que quanto menos funções uma pessoa tinha pra fazer e quanto mais simples a função, mais rápido ela se realizava e mais rápido o produto estava na outra etapa.

Outra característica da administração científica, desta vez criada por Ford, foi a padronização do trabalho, que foi de extrema importância, por que até então não tinha uma forma padrão de realizar o trabalho, e a partir disso os funcionários faziam o mesmo movimento para realizar a sua função, isso em todos os produtos, o que deixava o serviço muito mais fácil.

Fayol, como já dito anteriormente focou na estrutura empresarial, e dividiu o conjunto de operações da empresa em seis funções:

  • Técnica: produção, fabricação, transformação;
  • Comercial: compras, vendas, permutas;
  • Financeira: procura e gerência de capitais;
  • De segurança: proteção de bens e de pessoas;
  • De contabilidade: inventários, balanços, preços de custo e estatísticas; e
  • Administrativa: previsão, organização, direção, coordenação e controle.

Esses grupos são observáveis em qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Fayol não deu a mesma importância a remuneração do que Taylor, que usava a remuneração como estimulo para a produção. Para Fayol, a organização da empresa é mais importante que a remuneração.

Outra divergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com