TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. de Empresas

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 4

                                                    [pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

                                       

[pic 3]

ATIVIDADE

  1. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique

São todos os locais onde a pessoa que vai recrutar pode divulgar as oportunidades de emprego, e esses locais podem ser dentro ou fora da empresa, correspondendo a pesquisa no mercado de recursos humanos, a escolha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão, pois envolve investimento tanto financeiro como de tempo, e a escolha do lugar apropriado permite a agilidade no processo, a redução de custos e a eficiência no processo.

  1. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia.

No recrutamento interno alguns aspectos devem ser considerados, o estimulo ao crescimento dos funcionários da empresa, sendo que uma das desvantagens é que a empresa deixara de contratar um novo talento, com novos conhecimentos, já no recrutamento externo, é o contrário do interno, a vantagem é de se contrata uma pessoa jovem, porém, irá trazer para a empresa experiências novas e idéias novas, mas a desvantagem desse tipo de recrutamento é que deixara de dar oportunidades para funcionários que já estão a muito tempo na empresa.

Nota-se que qualquer desses processos tem vantagens e desvantagens que agradam e desagradam, mais o Administrador deve estar atento no momento do recrutamento, deverá escolher bem qual a melhoro pção. Se tiver uma pessoa dentro da empresa que seja capacitada para a função e merece uma oportunidade, o recrutamento interno é a melhor opção, mas caso exista funcionários antigos na empresa mas que não possuam habilidades para o cargo o recrutamento externo será a melhor opção, ou seja, pode até desagradar, mas o cargo terá uma pessoa qualificada.

 

 

  1. Na aula 04 é abordada e apresentada a questão: como atrair e reter talentos? Como Você vê essa questão analisando sua experiência corporativa ou sua visão de mercado; É possível reter colaboradores ou ser atrativo no mercado de RH?  (texto mínimo 15 linhas)

A atração e retenção de talentos, nos dias atuais, esta sendo um grande desafio para as organizações, já que o mercado de trabalho passa por um momento delicado de escassez de mão de obra qualificada. São inúmeros os benefícios que as empresas oferecem com o objetivo de atrair, manter e fidelizar seus colaboradores, mas apesar de tantos incentivos não tem sido uma tarefa fácil.
Na maioria das vezes um bom planejamento de pessoal ajuda muito na hora do recrutamento já que o planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir objetivos organizacionais, em determinado período de tempo, mais além do bom planejamento, é fundamental um processo seletivo bem estruturado onde se possa avaliar o potencial técnico e comportamental dos candidatos. E como a concorrência cada dia está aumentando nas organizações, as pessoas estão buscando o melhor para elas, como exemplo, são as pessoas que hoje em dia já não deixam um emprego apenas porque recebem  um salário maior, e sim porque procuram uma melhor qualidade de vida. Já não se faz necessário ir buscar talentos fora, pois muitas vezes é possivel encontra-los dentro da própria empresa, ou seja, o gestor bem relacionado pode extrair o melhor da sua equipe e atráves disso ver qual de seus funcionários se destaca mais, já que muitas pessoas não são tao boas em uma determinada função mais podem ser em outras.





                                         

[pic 4]

ATIVIDADE

  1. Conceitue "Seleção de Pessoal"; Qual papel dos administradores frente ao processo de seleção? Justifique; Liste e comente pelo menos 03 técnicas de Seleção;

A seleção de pessoas para dentro de uma organização é umas das etapas mais complexas pois envolve técnicas e decisões, já que essa seleção tem como finalidade escolher entre os candidatos recrutados, os que se revelarem mais adequados para a vaga existente, isso também inclui aqueles que tem melhores condições de se ajustarem a empresa, ao cargo e de conseguir um bom desempenho. Na seleção de pessoal, existem técnicas de seleção, como exemplo, o Curriculo, que é um documento descrevendo todo o histórico profissional do candidato, a Dinâmica de Grupo, que consiste na integraçãoem grupo de diversos candidatos, onde estimula técnicas especificas e objetivos especificos e a Carta de Aresentação, que é uma correspondência fornecida ao candidato quando deixou  um emprego anterior, ou também chamada de carta de recomendação, onde a empresa entrega ao ex funcionário para que o mesmo possa entregar no seu futuro emprego.

  1. Caracterize entrevista de seleção; Quais os tipos? O que fazer e o que não fazer em uma entrevista? ´

É o meio utilizado pelo selecionador ou pela futura gerência para que possa conhecer melhor o candidato, o equilibrio emocional, suas idéias e desejos e acima de tudo os seus objetivos junto ao futuro emprego e torna-se um intrumento valioso para a tomada de decisão e em parte das empresas é uma das últimas etapas do processo de seleção. Existem dois tipos de estrevista de seleção: Na estrevista estruturada ou padronizada é o tipo de estrevista que é planejada, que contém questões elaboradas com prévia e estruturada pelos seus aspectos e a padronização nas perguntas é garantia que não irá esquecer as perguntas mais importantes, mais como desvantagem pode resultar na falta de liberdade do entrevistador em conduzir ou fazer as perguntas que não estejam no roteiro. E a Entrevista livre ou não-estruturada, permite que o entrevistador tenha total liberdade de conduzir a entrevista e na realização de perguntas.

BOM TRABALHO!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (82.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com