TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm trabalho unopar

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.751 Palavras (28 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 28

Recrutamento de Pessoas

People Recruitment

Bruna de Carvalho Porto

Aluna do 6º semestre do curso de Administração - Bacharelado

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná

E-mail: brucporto@hotmail.com

Autora: Bruna de Carvalho Porto

RESUMO

É importante que se saiba mais sobre o Recrutamento de Pessoas, não apenas para os futuros administradores, mas também para os profissionais ligados à gestão de pessoas.  A área de Recrutamento e Seleção tem passado por algumas mudanças ocasionadas pela globalização e por alterações do contexto organizacional, onde se exige cada vez mais qualidade e eficiência por parte dos colaboradores, independente do porte da empresa. Essa percepção denota a grande de importância do processo de recrutamento, pois proporciona que todas as pessoas tenham acesso às informações, facilitando assim o ingresso de candidatos que delas necessitem. Diante deste contexto, o presente artigo científico tem o propósito de evidenciar – a partir de uma revisão de literatura específica – a importância do recrutamento de pessoas nas empresas, expondo como principal objetivo a compreensão do processo de dentro das organizações, bem como o levantamento do seu papel e importância no processo de Recrutamento e Seleção. Para que fosse possível a realização deste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, relacionadas ao tema em questão, para um melhor entendimento e análise do processo de recrutamento e seleção e identificação de alguns pontos relevantes sobre tal assunto.  As principais considerações teóricas sobre o tema abordado encontram-se expostas no corpo teórico e nas conclusões desta pesquisa, que evidencia que este estudo é de grande importância às empresas e aos profissionais desta área organizacional.

Palavras-chave: Processo, Recrutamento, Pessoas, Organizações.

ABSTRACT

It is important to know more about Recruiting People, not just for future managers, but also for professionals linked to the management of people. The Recruitment and Selection area has undergone some changes caused by globalization and changes in the organizational context, which requires more quality and efficiency on the part of employees, regardless of company size. This perception denotes the great importance of the recruitment process, it provides that all people have access to information, thus facilitating the entry of candidates who need them. Given this context, this research paper aims to highlight - from a specific literature review - the importance of recruiting people in business, exposing the main objective of understanding the process within organizations, as well as the lifting of their role and importance in the recruitment and selection process. To make it possible this study were conducted literature searches related to the topic at hand, for a better understanding and analysis of the recruitment and selection process and identify some relevant points about this subject. The main theoretical considerations about the topic are exposed in the theoretical framework and the findings of this research, which shows that this study is of great importance to businesses and professionals in this organizational area.

Key-words: Process, Recruitment, People, Organizations.

  1. INTRODUÇÃO

Com o avanço da globalização, hoje em dia todas as organizações precisam se adaptar às constantes mudanças e avanços que ocorrem nos diversos setores da economia. É de suma importância a capacidade de aprendizagem e adaptação às possíveis mudanças, pois com o aumento da competitividade e as informações disponíveis, é necessário que as empresas se reavaliem e busquem novas estratégias para crescer no mercado em que atuam.

A partir deste contexto, pode-se perceber que a busca de conhecimento coerente com a realidade da empresa é muito importante, pois não é garantia de permanência no mercado apenas ter um produto de boa qualidade e conhecido. Com este grande aumento de competitividade, cada vez mais está se exigindo pessoas dinâmicas e eficazes nas organizações, com características essenciais para um administrador, pois o mesmo necessita estar atento às diversas áreas e assuntos da empresa.

O Gestor de Pessoas está sempre envolvido com todos os setores da empresa e as pessoas que nela atuam, exigindo conhecimento sobre o que se refere à empresa e suas políticas, empatia e comprometimento para fazer com que os funcionários se sintam parte essencial no processo de crescimento da empresa. É através dele que são recrutados, selecionados, treinados e motivados os colaboradores, para com isso se tornarem parte da empresa.

O presente artigo tem o propósito de evidenciar – a partir de uma revisão de literatura específica – a importância do recrutamento de pessoas nas empresas, a inserção dele nos processos restantes de RH e a compreensão do seu processo para a contratação de funcionários. Para que fosse possível a realização deste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, relacionadas ao tema em questão, para um melhor entendimento e análise do processo de recrutamento e seleção e identificação de alguns pontos relevantes sobre tal assunto. A partir de então, surgiu a necessidade de desenvolver um estudo mais aprofundado sobre a Gestão de Pessoas e RH, pois é um setor de grande responsabilidade dentro de uma empresa, porque além de manter, recrutar e selecionar os futuros colaboradores da empresa, ainda precisa fazer com que estes se sintam como parte fundamental da mesma.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Para melhor entendimento do assunto em questão, foram utilizados alguns métodos para facilitar o entendimento da pesquisa. A pesquisa parte de princípios metodológicos que tem como referência a forma de abordagem do problema, o qual parte de princípios qualitativos, que é caracterizada de acordo com Marconi e Lakatos (2010) como aquela que pode ser caracterizada como uma tentativa de fazer a compreensão detalhada de significados. Ela utiliza como fonte de trabalho, universos de significados, motivos e crenças. Esta pesquisa é descritiva e as informações coletadas não podem ser quantificáveis, principalmente por se tratar de uma revisão de literatura que se utiliza de pesquisa bibliográfica.

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com o intuito de explicar problemas, utilizando o conhecimento disponível a partir de teorias publicadas. A pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes em um determinado tema, e é um instrumento indispensável para qualquer tipo de pesquisa.

Por fim, depois que as teorias foram agrupadas, foi possível evidenciar as semelhanças e diferenças entre a percepção de diversos autores sobre a temática em questão, propiciando o alcance do objetivo proposto – evidenciar a importância do recrutamento de pessoas nas organizações, bem como o levantamento do seu papel e importância neste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com