TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar - ADM 1º Semestre

Trabalho Universitário: Trabalho Unopar - ADM 1º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Vitória da Conquista

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade.

Vitória da Conquista

2013

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como finalidade desenvolver um texto que contemple assuntos relacionados aos seguintes temas: microeconomia e macroeconomia. Dentro dessa temática apresentamos, conforme se pede, os conceitos de inflação, juros e taxa de câmbio. Discutimos, também, os conceitos de métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, além dos conceitos de ética, política e sociedade.

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1) Microeconomia e Macroeconomia

a) Inflação

O termo inflação tem vários significados, a depender do que se quer abordar. Em seu sentido comum ou literal, por exemplo, inflação significa o efeito de inflar, encher e até mesmo inchar. Já do ponto de vista econômico, objeto deste trabalho, inflação é entendida como um aumento, muitas vezes anormal e generalizado, de preço dos bens. Para que haja inflação, esse aumento tem que ser observado na grande maioria dos bens e não apenas em alguns. Com o processo inflacionário percebe-se uma grande perda de poder de compras entre as pessoas, uma vez que o salário não acompanha a taxa de inflação. A inflação tem como causa principal a emissão exagerada de dinheiro pelo governo, com a finalidade de cobrir os seus próprios gastos. Outros grandes vilões da inflação são os aumentos muito altos de preço de itens básicos da economia, a exemplo do petróleo e da energia elétrica. O processo inflacionário, quando instalado, é muito difícil de ser controlado e afeta, principalmente, a classe menos privilegiada, por não ter como se proteger. A mídia, tanto impressa quanto televisionada, lida bastante com o processo inflacionário. Ultimamente, falou-se bastante sobre a inflação provocada pelo aumento do preço do tomate. Contudo, o que marcou mesmo no Brasil foi a inflação da era Bresser, do cruzado e Collor, conforme relata a citação abaixo:

“Os famosos planos Bresser, Cruzado e Collor tentaram controlar a inflação que depois da redemocratização passou de 72,52% em 1986, para incríveis 1.972,91%, em 1989.” Como se pode ver, o Brasil já foi, por várias vezes, palco de grandes inflações, em que contas bancárias tinham reajustes diários, quando não eram totalmente confiscadas. A época que sucedeu a ditadura foi o mais complicado de toda história do Brasil. Ainda lidamos com inflação hoje em dia, mas em patamares bem menores e com certo controle.

b)Taxa de Juros:

Entende-se por taxa de juros a remuneração que se cobra pelo empréstimo de determinado montante. Na verdade, a taxa de juros, nada mais é do que o percentual estabelecido para se cobrar essa remuneração até o dia estabelecido para se desenvolver o valor emprestado. Existem, praticamente, dois tipos de taxa de juros: a de referência, que é definida pelo órgão competente, e a Euribor que serve de indexante aos créditos concedidos aos agentes econômicos.

As taxas de juros são influenciadas por vários fatores, dentre eles os que se seguem abaixo:

Taxa de inflação: quanto maior for a inflação, maior será a taxa de juros;

Procura da moeda: quanto maior for a procura da moeda, maior, também, será a taxa de inflação;

Risco do devedor: à medida que se aumenta o risco do devedor, aumenta-se também, a taxa de juros.

A mídia, também, dedica muito tempo e espaço a essa temática. Por exemplo, fala-se que nos dois últimos meses, as taxas de juros ficaram mais altas para famílias e empresas e que as pessoas jurídicas foram as mais afetadas. Kelly Oliveira, repórter da Agência Brasil escreve que “Nas operações de crédito com recursos livres, houve alta de 03 ponto percentual, elevando a taxa para 36,5% ao ano para as pessoas físicas, de julho para agosto”. Essa notícia é confirmada por vários outros meios de comunicação. Na verdade, essa alta nas taxas de juros tem muito a ver com a alta de taxa do Banco Central na tentativa de conter o crescimento da inflação.

c)Taxa de câmbio:

Colocando simplesmente, a taxa de câmbio é o preço unitário de uma moeda em relação ao preço unitário de outra moeda, geralmente mais forte. Em ouras palavras, a taxa de cambio reflete o custo de uma moeda em relação à outra, e é dividida em taxa de venda e taxa de compra. No campo da macroeconomia, principalmente no que diz respeito ao comércio internacional, a taxa de câmbio é uma importante variável porque é ela que vai indicar o verdadeiro preço que se deve pagar pela moeda estrangeira. Em síntese, pode-se definir taxa de juros como “o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país”.

2) Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

a) Medidas Descritivas:

I. Medidas de tendência central:

Quando se quer representar um conjunto de valores de maneira adequada, utiliza-se da medida de tendência central. Esse processo é chamado de medida de tendência central porque ele representa um conjunto e tende-se a estar no meio dos valores. Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com