TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 1 bimestre

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 1 – CAPÍTULO 1 – Faça um comparativo entre a administração do passado e administração do futuro.

A administração do passado era executada por profissionais que atuavam em áreas como a engenharia, área médica e contábeis,  e com os estudos de Taylor e Ford, houve um avanço significativo quanto aos métodos administrativos, já que a tecnologia ajudou a aprimorar os estudos, dando uma maior flexibilidade sobre as decisões tomadas e as práticas não fica restrita a apenas o domínio da área administrativa com visão no lucro mais também em garantir ao consumidor uma melhor qualidade em produtos e serviços.

QUESTAO 2 – CAPÍTULO 1 – Explique as características da era da globalização e suas consequências sobre a administração.

Por meio da globalização, houve a interligação dos quatros requisitos socioeconômicos para ajustar as necessidades em âmbito econômico, social, cultural e político. E a principal consequência dessa interligação foi o aumento da concorrência entre empresas que disputam mercado de trabalho, como mão de obra mais barata, prestação de serviços, ainda que não seja de alta qualidade porque muitas empresas procuram menores gastos, visando somente o lucro. De acordo com Nicholas A. Ashford do MIT, a globalização aumenta com o ritmo das mudanças disruptivas nos meios de produção, tendo a um aumento de tecnologia limpas e sustentáveis.

QUESTÃO 1 – CAPÍTULO 2 – Tome duas empresas como exemplo, defina e compare seus níveis institucionais, intermediário e operacional.

Primeiramente, cumpre-nos definir o conceito básico de cada nível organizacional. Desta feita, temos que:

  1. O Nível Institucional é o nível estratégico; nas palavras de Chiavenato[1], corresponde ao mais elevado da empresa, composto por diretores, proprietários ou acionistas e altos executivos; definem os objetivos empresariais e as estratégias globais necessárias para atingi-los adequadamente; trata-se do nível que mantém contato e interação com as forças ambientais. Lida com a incerteza, exatamente pelo fato de não ter poder ou controle algum sobre os eventos ambientais presente e muito menos capacidade de prever com razoável precisão os eventos ambientais futuros;
  2. O nível intermediário é o mediador ou gerencial e está colocado entre o institucional e o operacional; Chiavenato (1) nos ensina que, a este nível, compete a articulação interna entre os dois níveis, que respectivamente estão colocados no topo e na base da organização empresarial. Cuida também da escolha e da captação dos recursos necessários, bem como da distribuição e da colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos de mercado. Por fim, explica que é o nível que lida com os problemas de adequação das decisões tomadas no nível institucional para as operações realizadas no nível operacional.
  3.  Por fim, o nível operacional, também denominado nível técnico ou núcleo técnico; este nível está relacionado com os problemas ligados à execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da empresa, orientado quase que exclusivamente para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e com a cooperação de numerosos especialistas necessários ao andamento dos trabalhos[2].

Feitas essas considerações, passemos a considerar duas empresas conhecidas, a fim de que possamos comparar seus níveis organizacionais.

Nível Organizacional

NESTLÉ DO BRASIL

TONIN SUPERATACADO

Institucional

Empresa multinacional, voltada a fabricação e comercialização de alimentos e bebidas; sua sede principal fica na cidade de Vevey, na Suíça. Em todo o mundo, possuiu gestões setoriais distribuídas. Como exemplo, podemos citar que a Nestlé Brasil exerce o nível institucional em todas as unidades Nestle da América do Sul e Central.

Empresa nacional, de estrutura e comando familiar, voltada à comercialização de produtos na categoria de atacado. Possui filiais em 07 cidades. As decisões de nível institucional são tomadas pelo grupo familiar que administra a empresa.

Intermediário

Formado por vários segmentos intermediários, começando nas gerências de linhas de produção, passando pela gerência de linhas de estoque, embalagem, distribuição, financeiro, contábil, dentro vários outros.

Formado principalmente por gerentes ligados à área de compras, finanças, contabilidade e vendas (representado pelos gerentes das lojas).

Operacional

Colaboradores voltados à fabricação dos produtos objeto da empresa, distribuição, estocagem, etc.

É o colaborador prestados do serviço ao cliente final. Aqui temos repositores de mercadoria, estoquistas, caixas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com