TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - ATPS

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera                                         Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Administração

Professor: Marco Fratin

Grupo:

Gustavo Jesus Farias da Silva                                             R.A: 1574174700

Lucas Sebastião Medeiros Parreira                                     R.A: 1299111498

Marjorie Mattani                                                                   R.A: 1562280363

Rafael Guimarães Antunes                                                  R.A: 1577152238

Raissa Alves Araujo Oliveira                                                R.A: 1569217826

Saymon de Oliveira Novais                                                  R.A: 1567237337

Atividade Pratica Supervisionada de Administração

Introdução

De acordo com o que nos foi apresentado, nota e os dados da empresa no quadro 1, verificamos que a Metalfixer, empresa do ramo de fabricação de parafusos, obteve resultados satisfatórios desde a sua fundação em 1960 até meados de 2001.

Neste período um dos filhos do fundador passou a presidir a Metalfixer e seus três irmãos assumiram a gestão, ao ingressarem nos cargos de diretoria comercial, produção e administrativa.

De 2001 a 2010, ocorreu um grande investimento tecnológico, mas não ocorre um planejamento para preparar e treinar os trabalhadores visando alcançar um maior e melhor resultado, e com a morte do fundador em 2009 a divergência de gestão entre os irmãos influencia negativamente na direção e controle da empresa.

Com a contratação de um diretor de Recursos Humanos com o intuito de reestruturar a empresa este, otimiza o setor de mão-de-obra deixando somente os funcionários mais antigos, mas em nenhum momento fala-se do critério adotado para se chegar a essa conclusão, que tipo de receituário o(s) administrador(es) levou em consideração, pois após este curto período a empresa foi vendida para novos investidores, e que por terem laços de amizade com os antigos proprietários resolvem manter os funcionários antigos até o resultado da análise realizada pela consultoria contatada.

Portanto, concluímos que a mudança de gestão da Metalfixer ocorreu devido à falta de capital intelectual, desvalorização dos gestores referente a missão, valores e visão da organização, ou seja, as variáveis sociais atingiram de modo negativo o ambiente geral da empresa, falta de planejamento estratégico.

Com este quadro que foi apresentado, iremos propor a seguir um plano estratégico emergencial que possa atender a Metalfixer dentro do prazo de quatro meses, onde iremos realçar o ambiente da empresa, a tecnologia, recursos humanos e financeiros e por fim criar uma campanha institucional para motivar os funcionários com essa transição de gestores.

1 - Estratégia Emergencial

1.1 – Ambiente da Empresa

A organização deverá criar um ambiente confortável e a disposição do trabalhador para estimular sua frequência, dedicação e principalmente seu desempenho. Este ambiente funciona como “moeda de troca”, onde o trabalhador terá um ambiente agradável e confortável e em troca espera-se uma produtividade maior e melhor.

1.1.1 – Tecnologia Existente

Como foram mantidos os funcionários mais antigos, estes por sua vez já estão adaptados a um determinado ritmo de trabalho, portando, podemos conservar os equipamentos existentes, pois são novos, promovendo apenas a manutenção preventiva. Verificar se o sistema operacional deverá ser atualizado para melhor atender as necessidades de antigos e novos clientes e fornecedores.

1.1.2 – Recursos Humanos

De acordo com a Teoria das Relações Humanas, todo trabalhador necessita de segurança, prestigio e auto realização, sendo que a principal vantagem em implantar novas ações e estruturas é integrar os trabalhadores a nova gestão apresentando novos objetivos e novas visões. Isto torna o trabalhador mais seguro em relação a empresa e suas novas diretrizes.

Realizar uma seleção científica dos trabalhadores de acordo com suas aptidões, preparando e treinando-os para atingir uma melhor e maior produção, além de utilizar de recursos como reuniões e feedbacks para que os mesmos possam estar cientes de todos os resultados e mudanças da empresa.

1.1.3 – Recursos Financeiros

Tentar realizar uma negociação com antigos fornecedores para adquirir um melhor preço, pesquisar novos fornecedores que prestem o mesmo serviço a um preço menor ou com uma ampla opção de valores mais acessíveis.

Controlar o tempo do pessoal, onde a gestão deve se certificar de que todos estejam utilizando de sua plena capacidade para alcançar a meta de produtividade.

2 – Campanha Institucional

Com a nova gestão da empresa, foram aderidas algumas campanhas que não irão interferir no financeiro da organização para motivar os trabalhadores, sendo elas:

- criação de banco de horas e flexibilidade de horários;

- vivencia em outros setores da empresa, possibilitando o aprendizado tácito, criando assim um plano de carreira dentro de um prazo pré determinado;

-  realização de feedbacks, utilizando esta ferramenta para reconhecer e realizar críticas deste que estas sejam construtivas referente ao trabalho de cada indivíduo ou equipe;

- auto realização, onde os gestores poderão celebrar junto aos trabalhadores as conquistas de metas obtidas e eventuais problemas que foram sanados, podendo ser este através de um café da manhã, uma confraternização da empresa, nada que venha a ter o custo elevado;

- estabelecer um programa de remuneração variável, proporcionando um bônus de acordo com as metas alcançadas.

3 – Planejamento Empresarial

Estabelecer possíveis ameaças e oportunidades que o ambiente geral poderá gerar a empresa e qual será seu impacto tanto no presente como no futuro. Realizar uma análise dos pontos fracos e fortes da empresa concorrente com a Metalfixer.

Gerar um mapa ambiental, criando várias estratégias e tendo um plano B, para eventualidades. Revendo a estratégia e avaliando sua eficácia por meio de indicadores que foram definidos, obteremos maior conhecimento no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com