TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Como surgiu, com que necessidade

Artigo: Administração: Como surgiu, com que necessidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Artigo  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Administração: Como surgiu, com que necessidade? Seria uma habilidade humana?

Para um amplo entendimento do que venha a ser administração, é necessário procurar compreender o que é umaorganização e com que finalidade ela existe.

A partir da ideia expressa no PLT (programa do livro texto), teoria geral da administração nº 755, é possível entender organização como um sistema que passou aexistir ao longo do desenvolvimento social, a fim de oferecer serviços de saúde, água e energia e ainda segurança publica, controle de poluição, alimentação, diversão, educação e tantos outrosserviços dos quais a sociedade dependa ou venha a depender, ou seja, foi crescendo a partir da necessidade humana de se organizar.

A organização como ideia geral, é um sistema, que ainda segundo o PLT 755,procura realizar objetivos e que possui componentes importantes, como processos de transformação, cultura, tecnologia e divisão do trabalho.

Compreendido o que vem a ser uma organização e para queserve, pode-se agora, abrir o leque de entendimento do que vem a ser administração.

ADMINISTRAÇAO

Alguns autores

Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações seremcapazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. (PLT -755)

A administração nasceu da necessidade humana de se organizar e atingir seus objetivos, metas e alcançar resultadospositivos. A partir dessa necessidade, a administração tornou-se indispensável em todas as escalas da sociedade.

Logo após a revolução industrial, com a oferta de serviços e a produção deprodutos crescendo em grande escala, o próximo passo era criar formas para organizar esse crescimento e direcionar melhor os setores para que fosse feito em conjunto, dentro das organizações, meiosinterligados e correlacionados de produção, tendo em vista que, as rotinas e as regras eram elaboradas de acordo com a necessidade dia após dia. Isso possibilitou alguns fatores positivos, dentre eles... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com