TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentaria

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentaria I

Período letivo: 2018/1

Docente: José Antônio Chavez Olortegui

Discente: Jessyka Alvim da Silva

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentaria. 6ª edição, p. 3-22. São Paulo: Atlas, 2008.

Resumo

        Nesse capitulo Hoji (2008) aborda questões como as atividades empresarias e seus respectivos ciclos, bem como as responsabilidades de um administrador financeiro e os fluxos de operações e de fundos; fazendo menção a conceitos contábeis que é um dos objetos de estudo do administrador financeiro.

Para Hoji (2008, p. 3) “o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado”, ou seja é a execução de atividades que vão gerar riqueza (lucro e caixa) para proprietários, acionistas e demais donos das empresas.

As empresas publicas também precisam de lucro e caixa, já que é com esse capital que vai gerar investimentos para melhor atender as necessidades da sociedade, como os investimentos governamentais em saúde, educação e segurança. (HOJI, 2008, p. 3)

As empresas em geral estão em constante interação com os agentes econômicos, remunerando os acionistas (investidores) com os seus resultados econômicos e financeiros. (HOJI, 2008, p. 3-4)

As atividades empresariais segundo Hoji (2008, p. 4) “podem ser agrupadas, de acordo com a natureza, em: Operações, investimentos e financiamentos.

Atividades operacionais são todas aquelas desenvolvidas com o objetivo de manter o funcionamento de uma empresa, desde o planejamento estratégico até a venda de produtos acabados. Na contabilidade, essas atividades são encontradas no DR, porem algumas não são contabilizadas no momento de ocorrência, apenas sendo incluídas depois de passar por sucessivas transformações. (HOJI, 2008, p. 4)

As atividades de investimento são as aplicações em recursos que auxiliam a atividade operacional, como a compra de maquinaria, o aluguel de um prédio para realização do projeto da empresa, etc. São classificadas no balanço patrimonial como investimentos temporários e ativo permanente. (HOJI, 2008, p. 5)

As atividades de financiamentos são aquelas aplicações de cunho financeiro que montaram o capital inicial da empresa, possibilitando as outras atividades da mesma, como a captação de empréstimos bancários, integralização de capital da empresa, etc. (HOJI, 2008, p. 5)

Sobre o administrador financeiro (HOJI, 2008, p.7) argumenta que não é função do mesmo determinar como as operações devem ser conduzidas, mas através de técnicas ele pode determinar o melhor caminho a ser tomado.

Segundo Hoji (2008, p. 7-8) as funções do administrador financeiro são:

  1. Analise, planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.
  2. Tomadas de decisões de investimentos diz respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulante) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.
  3. As tomadas de decisões de financiamentos são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos e a estrutura de capital.

A contabilidade divide as atividades da empresa em ciclos operacional, econômico e financeiro.

O ciclo operacional começa com a compra de matéria prima e encerra-se com o recebimento da venda. O ciclo operacional é a soma do prazo de rotação de estoques e prazo de recebimento da venda. (HOJI, 2008, p. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com