TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentaria

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Final

  1. O que é alavancagem? 

Alavancagem é uma técnica de maximizar a rentabilidade por meio de uma espécie de endividamento, a alavancagem é a utilização de determinados recursos para aproveitar oportunidades de multiplicar seus resultados. Ela funciona como um limite de crédito, possibilitando que você invista um valor maior do que tem em conta, ou seja, a partir de um pequeno esforço torna-se possível ampliar seus ganhos.

  1.  Explique o que é alavancagem operacional.

A alavancagem operacional é quando o recurso utilizado não aumenta os custos fixos da empresa, e a quantidade produzida pode ser cada vez maior para se afastar deste custo. Um exemplo comum, a aquisição de maquinário ou outros ativos que possibilitam o aumento de produção e de vendas a um nível que as receitas sejam superiores aos custos fixo e os variáveis.

  1. O que é alavancagem financeira?

A alavancagem financeira é medida pela capacidade em aumentar o lucro da empresa, ao se aumentarem os custos fixos por meio deste processo, este meio de alavancagem está associado ao patamar de endividamento que se envolve o negócio, em conjunto ao aumento percentual do lucro líquido que vai para os sócios ou acionistas. O conceito de alavancagem financeira relaciona o capital que a empresa toma de terceiros para alavancar o lucro por ação, como o capital próprio do negócio, casa a operação seja bem-sucedida.

  1. Para que serve a alavancagem combinada?

Alavancagem combinada usa todo potencial de custos fixos, tanto operacionais quanto os financeiros para ampliar o efeito de variações nas vendas sobre o lucro por ação da empresa. Parte do princípio de que todos os negócios têm condição de impulsionar sua produção e venda, com a utilização de capital de terceiros, o uso de recursos externos a empresa tem sido o “modus operandi” por excelência do sistema capitalista, por outro todas as organizações possuem custos operacionais fixos. Essas ideias para uma ação combinadas de alavancagem operacional e alavancagem financeira, conhecida como alavancagem total ou combinada.

  1. Levando em consideração o caso da pagina 207 (A Porche breca sua alavancagem operacional nos anos 1990) explique porque a empresa tomou esta decisão?

Porshe tomou essa decisão pois o mesmo entrou em uma época difícil, onde as vendas caíram, resultado o primeiro prejuízo em 45 anos da história da empresa, os custos operacionais subiram. Para voltar ao mesmo patamar, ele decidiu cortar as despesas operacionais fixas, a fim de reduzir a sua alavancagem operacional e seu ponto de equilíbrio, onde a empresa decidiu abandonar o desperdício circuito de carros de corrida, cortou pessoal em 25%, formou equipes para desenvolvimento e engenharia de novos modelos e redistribuiu  o trabalho da produção de fabricantes de fora para o staff da  casa. Essas decisões severas para reduzir custos, ajudou Porshe a se manter no mercado de automóveis de luxo independente.

             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com