TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

                                                     

Administração Financeira e Orçamentária

                                             Camocim/CE Outubro de 2015

Curso: Administração         

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

 Unidade: Camocim - CE

Professor EAD: Prof. Wagner Luiz Villalva

Tutor Presencial: Regina Célia Ferreira Lima

                        Administração Financeira e Orçamentária

                                                                               Alana Ferreira de Melo- RA 441638

Ana Carolina de Brito Ferreira- RA 426396

Danilo Oliveira Araújo- RA 1299114866

Valdilene da Costa Alves-RA 441706

                                               

                                                   

Camocim /CE Outubro 2015

Sumário

Introdução__________________________________________________04

Administração financeira e orçamentaria_________________________05

Tipos de investimentos e seus riscos_______________________________06

Taxa Selic____________________________________________________07

 Juros reias___________________________________________________08

Avaliação do investimento em açõs da empresa fictícia Agua Doce_____08

Títulos, Ações Ordinárias e Preferenciais_________________________09

Estudo de casos_______________________________________________10

Analise de sensibilidade sobre o investimento______________________16

Conclusão____________________________________________________21

Referência bibliográfica________________________________________22

Introdução

        No decorrer deste trabalho iremos identificar a importância de uma eficaz administração financeira. Como calcular os riscos, assim como conhece-los. Descobrir o efeito que a alta taxa inflação tem sob os investimentos, como o dinheiro perde seu valor no tempo agregado a uma série de fatores que contribuem para que isso ocorra.

        Ainda analisaremos como comparar projetos de investimentos, saber qual é mais rentável, quais índices apontam para um retorno ou quais apresentam perda. Notaremos que uma administração é de grande valia para driblar os possíveis percalços que surgiriam em todas as fases dos investimentos.

        

Administração Financeira e Orçamentária

Sem dúvida o planejamento é ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa. Umas das principais tarefas do Administrador é a realização do planejamento financeiro da empresa. Somente através de um bom planejamento será possível a realização de uma gestão eficaz. A empresa que não planeja suas atividades corre o risco de ser surpreendida por dificuldade que podem levá-la a falência. Uma empresa sem planejamento não pode existir por muito tempo, é como um barco sem um plano de navegação corre o risco de ficar à deriva (falência).

A realização de planejamento se faz necessária e é inegável a importância desse método em todos os setores da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira pois mediante a este planejamento a empresa pode estabelecer metas para seus bons resultados, para atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de alcançar metas estabelecidas. Através do planejamento o administrador pode visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que será necessário para manter o caixa da empresa.

Nota-se que o planejamento financeiro e o controle orçamentário realizado em conjunto possibilitam mudanças táticas rápidas auxiliando o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Na atual situação brasileira podemos ter um exemplo notório da falta de administração e planejamento financeiro, que tem acarretado uma onda quase irreversível de aumento inflacionário, cortes salariais, desemprego entre tantos outros efeitos.

O dinheiro ao longo do tempo perde seu valor e existem três fatores para que isso ocorra: a inflação, risco e preferência pela liquidez. A inflação diz respeito ao aumento dos preços, quando os preços aumentam o valor do real diminui. Portanto, quanto maior a taxa de inflação e quanto maior o período envolvido, menor será o valor de uma quantia no futuro. A medida em que a tendência dos preços é subir o valor do real no futuro é a desvalorização. O risco é a incerteza de como estará nossa economia no dia de amanhã, que também implicará na desvalorização da moeda, a medida que se olha para um futuro o risco aumenta e proporcionalmente o valor do dinheiro também. A liquidez é importante tanto para um investidor quanto para uma empresa. Liquidez se refere ao grau de facilidade em que o ativo tem para se torna em caixa. Os investidores te preferência pela liquidez para emergências inesperadas e exigências financeiras a comprometerem fundos e ativos de rendimentos futuros.

Tipos de investimentos e seus riscos

Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. Iremos comparar dois tipos de investimentos: Ações e Caderneta de poupança.

AÇÕES:

A ação de uma empresa representa uma fatia da propriedade dela, como se a empresa fosse uma pizza e, ao comprar ações, você se torna dono de um pedaço e, consequentemente, um acionista no mercado de ações. Para comprar uma ação, existem quatro alternativas básicas: compra direta, fundos de índices de ações, fundos de investimento em ações e clubes de investimento. Existem duas maneiras de ganhar dinheiro sendo dono de uma ação: com a valorização do preço dela ao longo do tempo e como dono de uma parte da empresa, participando da distribuição dos lucros. Como todo investimento a compra de ações envolvem muitos riscos, o retorno não é imediato, como também não ter retorno nenhum. Por isso é importante que para quem deseja investir em ações ter a ajuda de um especialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (278.1 Kb)   docx (150.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com