TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

AUTOR: Vinícius Rangel Porto Pinto

Tema: Intermediação financeira e seus agentes

Disciplina: Administração Financeira e orçamentária 

Professor: Fausto Pereira Monteiro

Atividade: Aplicação prática 1

Matricula:2030530

Universidade Unigranrio

Rio de Janeiro,07 de Março de 2017

01 - (até 2,5 pontos) - Explique, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS o seguinte trecho: “...Foi para suprir essa demanda do mercado que surgiram e desenvolveram-se instituições especializadas em intermediar essas operações. Inicialmente, sua função básica era pegar emprestado daqueles que poupam, pagando uma remuneração representada pelos juros, e emprestar para os demais, naturalmente a uma taxa mais alta, ganhando com a diferença...”

R: A demanda do mercado a qual o trecho se refere é: os agentes superavitários e agentes deficitários, através deles surgiram as Instituições financeiras (bancos), que são nada mais do que um elo de ligação, pois emprestam valores para os deficitários a juros em porcentagem superior ao rendimento retornado ao investidor (superavitário). Com o passar do tempo essas Instituições financeiras (bancos), se aprimoraram, diversificando em inúmeros tipos de aplicações, com prazos e rentabilidades diferentes.

02 - (até 2,5 pontos) - Explique, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, a importância da Intermediação Financeira para o crescimento econômico de uma nação.

R: Fundamental, recolhem recursos de diversas aplicações pequenas e grandes, e disponibilizam aos deficitários, pois trazem recursos de investidores de empresas externas a locais de menor acesso, aumentando o capital de giro aquecendo a economia.

03 - (até 2,5 pontos) - Faça, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, um breve resumo dos quatro grandes mercados em que o sistema financeiro se segmenta. OBS: Esta questão deve ser respondida com suas próprias palavras. Respostas copiadas do texto base serão invalidadas, e os pontos da questão não serão atribuídos.

R: Mercado monetário: modo atuante do Banco Central, que de acordo com a Política Governamental, vende títulos tirando moedas do mercado ou caso identifique que a quantidade de títulos esta inferior a desejada o Banco Central comprar títulos e aumenta as moedas no mercado, com características de restaurar a solidez da economia e com investimentos sempre de curto prazo.

Mercado de crédito: as instituições financeiras arrecadam recursos dos agentes superavitários através de aplicações com rentabilidade aos investidores e emprestam aos agentes deficitários a juros muito maiores aos valores pagos de rentabilidade aos investidores. Características transações de médio prazo.

Mercado de cambio: São realizadas trocas de diferentes moedas tem como Características de transações de médio e longo prazos, inclusive com o mercado exterior, são investimentos mais altos e com maiores riscos.

 Mercado de capitais: Centraliza recursos para agentes deficitários, centralizando recursos de médio e longo prazo, efetuadas em transações realizadas entre empresas, investidores e intermediários, realiza através de venda ou aquisição de títulos e ou valores imobiliários.

04 - (até 2,5 pontos) - Apresente o link de uma reportagem do noticiário econômico que aborde o tema de nossa atividade (Agentes de Intermediação Financeira ou sobre Intermediação Financeira), fazendo um breve resumo sobre o artigo escolhido. Na sua resposta devem constar: ● Título da reportagem; ● Link da reportagem (endereço do site de onde a reportagem foi extraída); ● Breve resumo (aproximadamente 03 (três) linhas). Núcleo de Educação a Distância 3 Você é livre para escolher o formato da reportagem (texto, vídeo ou mesmo link do YouTube), desde que obedeça às determinações acima. Respostas que não atendam a todas as especificações serão desconsideradas, e os pontos da questão não serão atribuídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com