TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  27/4/2017  •  Seminário  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS

Atividades da aula 02

  1. Faça leitura de obras ou artigos de autores que escreveram sobre os tópicos abaixo listados e escreva o que entendeu:

  • A postura corporal em apresentações orais

Podemos dizer que todo corpo fala e é através de gestos, atitudes e movimentos que o palestrante transmite a mensagem que às vezes são inconscientes, positivas ou negativas, transparecendo o nervosismo, calma, timidez, insegurança, entusiasmo, confiança ou despreparo.

A primeira impressão é a que fica e é nos primeiros instantes, quando o palestrante é anunciado e se dirige a frente do palco ou tribuna, que é possível notar como aparecem os cacoetes. Para transmitir uma postura de campeão, imagine um fio de nylon invisível esticando a ponta dos seus cabelos ao teto. Mantenha  os ombros levantados e espalhe a visão sobre o público, transmitindo serenidade e naturalidade.

Você não precisa ficar imóvel como uma estátua; se desejar, poderá caminhar naturalmente olhando para o auditório e interagindo com o público, especialmente se a apresentação for após o meio-dia (sua movimentação no palco ajudará a espantar o sono dos ouvintes).

A dica mais importante é:

Use a naturalidade nos gestos e postura combinando com a sua apresentação. Todos vão adorar a sua palestra.

  • O uso da linguagem em apresentações

A linguagem que deve ser usada para uma apresentação deve ser a linguagem formal, ou seja, a linguagem clara e objetiva sem utilizar modismos, sem vícios utilizados normalmente no dia a dia, pois a pessoa que irá lhe ouvir precisa entender o que você esta lhe passando e para isso precisa ser falando a mesma linguagem.

Segundo a analista de treinamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio), Rafaela Gonçalves, a gesticulação e a adaptação da linguagem são importantes em um pronunciamento.

A comunicação oral é realizada em razão de diversos propósitos e depende de uma linguagem adequada e significativa que facilite a compreensão entre as pessoas. Para haver comunicação, não existe necessidade de emprego de palavras difíceis.

Entretanto, tratando-se de uma apresentação oral formal, é necessário certo cuidado com a linguagem e expressar-se, com lógica e de maneira organizada, considerando características de contexto que envolve aspectos relativos aos interlocutores e ao espaço destinado à apresentação.

O processo de comunicação oral não se efetiva somente pelo entendimento das expressões orais utilizadas. Ele é auxiliado pelo envolvimento entre elas e a expressão fisionômica, a postura e o olhar. A atenção aos elementos para linguísticos, como a voz e a dicção, também pode favorecer um comunicador. Conhecer essas questões pode ser útil para evitar que vocês assumam o papel de alguns tipos de palestrantes.

  • O medo e nervosismo nas atividades de apresentação em público.

É preciso saber controlar o medo e o nervosismo diante da questão de falar em publico às vezes muito difícil para algumas pessoas, pois na maioria dos casos temos certo tremor quando se trata de falar diante de uma plateia.

Segundo a revista Exame a adrenalina sobe, o ritmo da respiração aumenta e o sangue flui para os membros inferiores. Sim, mais sangue nas pernas e menos no cérebro, justamente no momento em que você mais precisa dele.

Para um bom desempenho na apresentação em publico três atitudes são essenciais:

 Encare a apresentação/discurso como uma oportunidade

“Quando a pessoa se força a conscientemente encarar a apresentação como uma oportunidade, há a quebra deste modelo de pensamento em que falar em público é uma ameaça”, diz Adas.

Treine, treine e treine mais um pouco.

Quem sabe tudo a respeito do conteúdo da apresentação não teme. Por isso, dominar o conteúdo, conhecer todo o roteiro e as informações de cada slide são ações fundamentais para se sair bem na hora H.

As sensações do apresentador que faz o dever de casa são a de dever cumprido e de controle total. “Aqui na SOAP nós fazemos simulações da situação real para que o apresentador treine todos os aspectos”, diz Chequer.

Respire devagar

O medo altera o ritmo respiratório, e é importante reverter este quadro para não sofrer consequências nefastas da falta de ar. “A respiração fica mais rasa e o cérebro, menos oxigenado, tem lapsos e entra e transe”, diz Chequer.

Minutos antes da apresentação, o ideal é respirar fundo e devagar. Mais oxigenado o cérebro tem mais poder de concentração. Durante a exposição, a respiração deve continuar no ritmo tranquilo.

  1. A seguir elabore o texto que servirá de base para a sua apresentação

Administração Financeira e Orçamentária

Planejamento e Controle

Diz-se necessário que o objetivo primário da Administração Financeira e Orçamentária é a maximização do lucro, ou seja, o valor do mercado do capital investido. Não importando o tipo de empresa, pois em qualquer delas, a boa condição financeira tende a aumentar o valor do mercado da organização em si. Diante disso a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões financeiras que impulsionem a criação de valor para a empresa.

De certa forma podemos dizer que Administração Financeira e Orçamentária é uma ciência objetiva a determinar o processo empresarial mais eficiente de captação e alocação de recursos e capital, uma ferramenta utilizada para controlar de forma mais eficaz a concessão de créditos, o planejamento e a analise de investimentos, as viabilidades financeiras e econômicas das operações e equilíbrio do fluxo de caixa, visando sempre o desenvolvimento por meio dos melhores caminhos para a boa condição financeira para a empresa, além de evitar os gastos desnecessários e o desperdício de recursos. Visando que sua finalidade principal é o alcance do lucro empresarial, através de um controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

O campo de finanças tem se ajustado às dramáticas mudanças dos últimos anos. O conhecimento de finanças tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios. Sendo assim, de acordo com Gropelli e Nikbakht (1998), Finanças "é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio". Antes de 1970, a ênfase desse tema caía sobre as novas formas de melhoria efetiva na administração do capital de giro, incrementando métodos para a manutenção de registros financeiros e para a interpretação dos demonstrativos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com