TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Abordar:

- a finalidade dos índices de liquidez

- a finalidade dos índices de atividades

- a consideração do risco econômico

- a consideração do risco financeiro

O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO EM UMA EMPRESA

A função de gestão financeira geralmente é associada a um alto executivo da empresa, denominado frequentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. Segundo Chiavenato (2008, p. 89), a “empresa é um ser vivo e dinâmico, em contínuo desenvolvimento e transformação”, contudo ao realizarmos uma análise das grandes corporações, percebemos que os proprietários ou acionistas em geral não estão envolvidos de forma direta na tomada das decisões de negócios, em particular nas decisões diárias, sendo que para tal contratam um administrador. Assaf Neto e Lima apontam que a administração financeira está voltada para a criação de riqueza, seguindo o objetivo principal de maximizá-la para os seus proprietários. Desta forma, a função do administrador financeiro geralmente está associada a um alto cargo no organograma institucional, sendo que lhe são inerentes às preocupações concernentes a orçamento de capital, estrutura de capital e administração do capital de giro. Seu papel está focado no gerenciamento ativo das finanças da empresa, na elaboração de orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração de crédito, análise de investimentos, dentre uma infinidade de outras atribuições.

A finalidade dos índices de liquidez

Os indicadores de liquidez têm por objetivo a medição da capacidade de pagamento ou folga financeira de uma empresa, ou seja, a habilidade que esta tem em cumprir corretamente as obrigações assumidas, de curto prazo ou até mesmo imediatas, como o pagamento das matérias primas, dos salários, da energia, etc. registrados no passivo circulante.

A finalidade dos índices de atividade

Os indicadores de atividade têm por objetivo a medição das diversas durações de um “ciclo operacional”, que envolve todas as etapas operacionais referentes a uma dada empresa (desde a aquisição de matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas, ou serviços prestados). Para tanto são estabelecidos para o trabalho os prazos médios de estocagem, pagamento de fornecedores e cobrança.

Considerações sobre os riscos econômico e financeiro

O risco econômico como um todo não é mensurável pois, envolve os múltiplos fatores como política, mercado e geografia, que tem variado potencial de impacto e influência sobre cada investimento feito por estrangeiros no país. Assaf Neto acusa que o uso dos recursos de terceiros ou de acionistas empregados pela empresa são diretamente proporcionais a sua rentabilidade. Assim sendo, caso a empresa tome a maior parcela de seus recursos de forma não próprios e, em caso de uma recessão geral ou setorial (ou ainda por problemas internos), sua saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com