TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.743 Palavras (27 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        3

Administração Financeira e Orçamentária

        3

Mercado de Capitais

        7

Direito Tributário

        

  1. 10

A EMPRESA 1         14

ENTREVISTA        

14

SOLUÇÃO DO CASO 1         

18

A EMPRESA 2         19

ENTREVISTA        

19

SOLUÇÃO DO CASO 2         

22

CONCLUSÃO        

23

REFERÊNCIAS:        

25

        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho expõe temas voltados na área de financeira das organizações como um todo, abordando inicialmente de maneira teórica temas como: a Administração Financeira e Orçamentária, o Mercado de Capitais e Direito Tributário, enquanto apresenta o conteúdo por diferentes autores colocando assim os conceitos trabalhados sob diferentes óticas para assim explanar conceito e importância e aplicabilidade dos mesmos da melhor maneira possível, bem como suas funções.

Logo após explanar teoricamente estes temas realizar-se-á entrevistas com diferentes empresas locais seguindo um roteiro previamente definido visando apresentar e confrontar a teoria inicialmente abordada com a prática seguida por estas empresas. As entrevistas foram realizadas em um grupo que controla uma rede de supermercados local e uma empresa do ramo do agronegócio, para que em posse destes dados possa ser analisado o funcionamento financeiro das empresas, confrontando teoria e prática, posto isto apresenta-se um breve diagnostico das situações das mesmas juntamente com soluções para aumenta a liquidez e assim ampliar ainda mais as mesmas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

  1. Administração Financeira e Orçamentária.

A Administração Financeira e Orçamentária compreende-se como a área da administração que trabalha diretamente com os recursos financeiros de qualquer organização e possui como objetivo otimizar os lucros, segundo Braga (1995, apud Júnior, 2010) “o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros”. Dessa forma os investidores injetam recursos financeiros em suas organizações buscando obter um retorno financeiro compatível com o risco assumido na transação, aguardando bons números a partir dos resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) gerados ao longo do tempo, ou seja, durante a vida útil da organização.

Apenas uma geração de índices financeiros positivos são considerados adequados para que os índices de fluxos de caixa e lucro façam com que a organização possa contribuir de maneira ativa com suas obrigações sociais como: o pagamentos de salários dos funcionários, treinamento e capacitação dos colaboradores, investir em novas tecnologias, assim como as demais despesas e custos pertinentes ao funcionamento da organização. Dessa forma a administração financeira apresenta-se ligada diretamente à contabilidade e economia.

A Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras (Junior, 2010).

Assim o uso da administração financeira e orçamentária serve como auxílio na organização como forma de avaliar seu posicionamento financeiro no mercado, utilizando seus dados contábeis para tornar possível a avaliação e assim a elaboração de relatórios financeiros que auxiliam os administradores e proporcionam embasamento para o processo de tomada de decisão, uma vez que demonstram a situação real da empresa no quesito financeiro e ainda torna possível a realização de comparações de dados encontrados em períodos anteriores permitindo assim a projeção de um mapa demonstrando o comportamento do mercado e sua sazonalidade, também auxilia na demonstração da real situação da empresa para investidores em potencial do mercado de capitais, para tanto publica-se os dados referentes a relatórios contábeis das organizações para que os órgãos competentes que façam a divulgação dos mesmos.

Dessa forma é possível que o gestor financeiro possa avaliar estes investimentos, segundo Júnior (2010) o gestor financeiro tem como objetivo atingir os objetivos e metas dos proprietários e/ou acionistas que pode ser a maximização da riqueza ou ainda a maximização do lucro da organização para qual trabalha.

Segundo Anastácio (2004).

Os indicadores econômico-financeiros mostram o resultado das operações da empresa num determinado espaço de tempo. Embora o planejamento sempre se refere ao período futuro, não há como desconsiderar o passado. Estes indicadores servem para mostrar onde a empresa esteve bem e o que eventualmente precisa ser melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com