TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Processos Administrativos

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Administração

Processos Administrativos

Guarulhos

2015

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Administração

2015

Sumário

Introdução ................................................ 4

Etapa 1 ......................................................5

Introdução

Uma Cafeteria localizada no Centro de Guarulhos, atualmente esta passando por dificuldades financeiras como, caixa negativo, queda nas vendas, insatisfação dos clientes quanto á qualidade de seus produtos e principalmente a desmotivação de seus colaboradores por falta de pagamento dos seus respectivos salários. Contudo fomos atarefados a elaborar um Planejamento estratégico, para reerguer a Cafeteria Sonho Doce e coloca-la novamente no mercado competitivo.

No decorrer desta consultoria, proporcionamos muitas mudanças e inovações para o melhor acolhimento e satisfação de seus antigos e futuros clientes, como também foram feitas mudanças no organograma da mesma, para maior desempenho e qualidade de mão de obra dos seus colaboradores.

Com as mudanças já feitas na Cafeteria Sonho Doce,  podemos dizer que a mesma passou a possuir um grande desempenho de competitividade no mercado atual.

 

Etapa 1

  1. Quais são  as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Capacidade de lidar com os problemas: Saber superar a pressão do dia a dia de maneira tranquila é uma das essências características de um gestor.  

Polivalência: Ter o conhecimento de diversas áreas dentro da empresa, pois ele pode vir a atuar em uma delas quando necessário.

Adaptabilidade: Saber se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e saber como agir em cada uma delas.

Ponderação: É importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

Interação: Conhecendo as pessoas com quem trabalha o gestor é capaz de conhecer também suas habilidades. Uma boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.

  1. O conceito de empresa, de gestor e empresário?

Empresa é um tipo de organização social com a finalidade lucrativa, sendo ela administrada por uma ou mais pessoas.

Gestor é o responsável por tomar decisões e fazer o planejamento estratégico dentro da organização.

Empresário é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção de circulação de bens ou de um determinado serviço.

3.  Por que as empresas são consideradas de sistemas abertos?

Porque há muitas entradas e saídas que permitem transações com seu ambiente externo, graças ao seu intenso intercambio com o meio ambiente.

  1. O que é Missão, Visão e Valores comportamentais?

Missão serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização da organização , portanto, a missão nada mais é do que uma ideologia, uma vez que cria um caráter permanente para a empresa.

Visão é o que a empresa pretende ser futuramente , ou seja, o que ela deseja alcançar através dos esforços individuais, esforços da equipe e pela alocação de recursos.

Valores conjuntos de crenças ou princípios que definem as regras básicas que norteiam os comportamentos atitudes dos colaboradores. Os valores dão o suporte é o foco da moral e ética da empresa.

Resenha

De acordo com o desenvolvimento do questionário anterior , as habilidades fundamentais para que um gestor possa obter sucessão são: Capacidade de lidar com determinados problemas, Polivalência, Adaptabilidade, Ponderação e Interação.

Com tudo, um gestor que possuir essas habilidades pode-se considerar um gestor de sucesso, pois, você gestor possuindo a tranquilidade de lidar com seus problemas diários, sabendo se adaptar a qualquer setor de uma empresa , conhecendo seus colaboradores tanto suas habilidades como competências esta apto para qualquer atividade dentro da empresa.

Sabe-se que o conceito de gestor é: “ O responsável por tomar decisões e fazer o planejamento das estratégias dentro da empresa”.  O conceito de empresa e empresário? Entende-se que o conceito de empresa é : “ um tipo de organização social com a finalidade lucrativa, sendo ela administrada por uma ou mais pessoas” e por fim, o conceito de empresário, “ empresário é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção de circulação de bens ou de serviços”.

Independente se a empresa é de sistema aberto ou fechado, sociedade anônima ou não, ela vai possuir seus princípios essências , que é composto de missão, visão e valores, onde cada item desse conjunto tem sua definição e passa um pouco de ideia dessa empresa para as pessoas que não ás conhecem, portanto , pode se dizer que:

Missão: Ideologia de uma organização;

Visão: É o objetivo que a empresa tende a alcançar futuramente.

Valores: Conjunto de crenças ou princípios que definem as regras básicas dentro de uma organização.

Portanto um gestor de sucesso deve conhecer sua empresa como ninguém desde o setor tático até o estratégico, ter uma noção de como atuar em todos os setores, e tornar o responsável pelas tomadas de decisões. As empresas podem ser consideradas de sistemas abertos e fechados, todas as empresas possuem um conjunto de missão, visão e valores.

Passo 2

  1. Juntos chegamos a um consenso, que o Gestor é o principal responsável pelas  tomadas de decisões dentro da organização. O gestor tem a obrigação de conhecer cada área da empresa onde ele atua, sendo assim, tem que saber lidar com os sistemas da empresa, ou seja, desde o inicio (operacional) a execução ( finalização) uma serie de ferramentas , recursos e processos. Identificamos também que o conceito de empresa,  se é sistema aberto ou fechado ( aberto significa com muitas entradas e saídas que permitem transações como o ambiente externo).
  1. Obtivemos um resultado de acordo com as experiências de cada um do grupo, através das leituras, pesquisas e principalmente com as trocas de ideias.

 

  1. O debate foi finalizado através de reuniões, utilizando a Idea e experiência de cada um, onde acabamos chegando a  um resultado para finalizarmos o passo solicitado.

Passo 3

Através da consultoria feita na Cafeteria Sonho Doce, foi redefinido alguns princípios e  valores, houve também inovações no ambiente interno para um melhor atendimento e acolhimento dos seus clientes, e um melhor desenvolvimento dos colaboradores no ambiente de trabalho.  Essas mudanças e inovações são compostas por: Missão, visão, valores, atualização do cardápio entre outros.

Cafeteria Sonho Doce

Logo na entrada do estabelecimento foi exposto uma faixa com a missão, visão e valores da empresa, que pode ser vista tanto por cliente como para os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com