TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública - Modelo de Gestão

Por:   •  16/3/2016  •  Dissertação  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Pública

Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos.

Dessa forma, a evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população e essa pode ser representada por três modelos: administração pública patrimonial, administração pública burocrática e administração pública gerencial. Nesses modelos, o objetivo é suprir uma deficiência do modelo anterior, introduzindo novos conceitos ou mudando conceitos ineficientes ou nocivos ao aparelhamento do Estado.

Modelo de Gestão Publica

No Brasil tivemos três fases na evolução Gestão Publica, sendo elas: O modelo patrimonialista, o modelo burocrático e o modelo gerencial.

Sem que nenhuma dessas tenha sido desconsiderada, esses modelos de administração evoluíram ao longo do histórico político-social brasileiro.

  • Modelo Patrimonialista:

Na visão patrimonialista a visão de que a gestão pública deveria servir a população para satisfazer ou dar condições para que suas necessidades fossem atendidas era antagônica, ou seja, entendia-se que o Estado era uma entidade que deveria ter suas necessidades satisfeitas por meio do trabalho dos seus governados.

Os governantes consideraram o Estado como seu patrimônio, havendo uma total confusão entre o que é público e o que é privado. Como consequência desse pensamento, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

Um exemplo bem prático do modelo patrimonialista é: um gestor sonha uma bela noite com quatro cavalos brancos malhados, na primeira hora da manhã do dia seguinte, ordena ao setor de compras que adquira os quatro cavalos, de um criador conhecido seu, e os coloque nos pastos de sua própria fazenda. Não se importando aí se os cavalos atenderão o interesse da comunidade. Foram comprados por preço justo? Havia previsão para compra dos cavalos?

Entretanto, é fato que ainda nos deparamos com situações que nos remetem a esse modelo de gestão, como o nepotismo, cabides de empregos, favorecimentos.

  • Modelo Burocrático

Esse modelo consiste em um tipo de estrutura organizacional que surge na primeira metade do século XX com o objetivo de alcançar a máxima eficiência através da racionalidade, ou seja, da escolha dos processos mais eficientes para se alcançar os objetivos pretendidos. É também conhecido como modelo mecanístico de organização, pois trata a organização como um sistema fechado, previsível, livre de influencias ambiental.

O modelo burocrático é o tradicional que a Constituição de 1988 e todo sistema do direito administrativo brasileiro privilegiam, está baseado no formalismo, no excesso de normas e na rigidez de procedimentos. A excessiva regulamentação é expressão da ênfase nas normas e processos, e ocorre em detrimento dos resultados.

  • Modelo Gerencial

O modelo gerencial é voltado à realização da eficiência administrativa e não substitui por completo o modelo burocrático, mas cumpre papel importante na evolução organizacional da sociedade, inovando e agregando conceitos antes desconhecidos, ou ao menos impensados, à Administração Pública. Não pretende se sobrepor ou excluir o modelo burocrático, ao contrário, muito embora já seja aplicado em vários cenários desse novo contexto de Administração, tem ainda um caráter experimental, constituindo-se numa projeção da Administração Pública.

Pode-se dizer que a necessidade de uma administração pública gerencial decorreu de problemas não só de crescimento e mudança nas necessidades e exigências da população como também as duvidas a respeito da legitimidade da burocracia perante as demandas da cidadania. Dessa forma, a administração pública gerencial se apresenta como corretor para esses sintomas emblemáticos da burocracia.

O foco da administração gerencial é o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. Propõe também o desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações, orientada para resultados e o aumento da governança do Estado, ou seja, da sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com