TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública no Brasil

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS AD 01 EXERCÍCIO 01/05

Estudo do caso: Era de organização privada, atuando com administração de produção, elaborando pareceres e relatórios de qualidade dos produtos confeccionados por sua empresa. Passou a trabalhar em organização pública, de âmbito municipal, configurada como administração direta, atuando na área de planejamento.

01) Sim. Isso se aplicaria de forma normal para Adamastor, pois ele como profissional formado em Administração pode atuar em diversos ramos da administração seja ela pública ou privada. Ocorre que ele por atuar em uma nova área que não está habituado deverá por interesse pessoal, se atualizar no que diz respeito à área de planejamento, área que atualmente desempenha na prefeitura do seu município.

02) No seu primeiro emprego ele trabalhava em uma organização privada, ou seja, que visa lucro. E em seu atual emprego ele trabalha em uma organização pública, de nível Municipal que se configura em Administração Direta.

03) No seu primeiro emprego, por atuar em uma organização privada que visa o lucro, trabalhando com controle de qualidade, Adamastor deveria seguir uma linha mais científica da Administração, onde ele deveria ser extremamente crítico, elaborando metas a fim de atingir objetivos que gerassem cada vez mais lucros para sua organização, aplicando os princípios da eficiência e eficácia,  propondo recompensas e procurando estimular seus subordinados a atingirem as metas definidas. Entretanto, não só na ciência se baseia este controle, pois durante sua passagem por tal organização, Adamastor provavelmente se deparou com situações em que sua intuição, experiência e conhecimento, sobrepujaram a lógica e ele teve de se arriscar nas suas decisões, utilizando do seu bom-senso e sagacidade, onde tais decisões tiveram influência direta na produção final da organização.

No seu emprego atual como no enunciado mesmo é descrito, Adamastor deve ter uma capacidade maior de articulação, pois agora lida tanto com negócios quanto com pessoas, fato que exige dele uma maior flexibilidade diante das situações apresentadas. Desta forma, ele agora deve ter um maior discernimento para verificar as reais necessidades dos desabrigados, dosando sua emoção e sua razão com o intuito de nem prejudicar os assistidos e nem os cofres públicos. Ou seja, suas habilidades de negociação deverão estar acuradas de modo a auxiliar nas suas decisões equacionando os problemas apresentados com as necessidades mais urgentes. Desta forma, por se tratar de atividade em que ele lida diretamente com o público, abrangendo suas necessidades e interesses, Adamastor será mais influenciado pelo ramo das artes da Administração. Contudo, a ciência também se faz presente na frieza em que Adamastor deve apresentar ao contratar serviços das diversas empreiteiras que prestam serviços ao município.

Analisando as situações, verifica-se que não se pode separar a ciência da arte na Administração, pois na falte de uma a outra entra em ação, ou seja, ambas se complementam em suas linhas de ação. Entretanto, haverá situações em que o administrador deverá ser mais racional e outros momentos onde o mesmo deverá atuar de forma mais passional, porém de forma sempre dosada a fim de não se prejudicar o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com