TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Uma Habilidade Humana

Artigo: Administração Uma Habilidade Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO: UMA HABILIDADE HUMANA

INTRODUÇÃO:

Desde a construção das primeiras cidades há mais de 6.000 anos, a história e a prática da administração já era desenvolvida. Após séculos de evolução, a necessidade de organização para o desenvolvimento de todo o tipo de produção, tornou a administração uma habilidade humana.

É difícil precisar que idéia os homens da antiguidade tinham a respeito do ato de administrar, entretanto, é visto que as práticas evoluíram nos séculos seguintes.

As teorias da administração são importantes para organizar e explicar as propostas e idéias de seus pensadores, sendo a mais importante e precursora a Teoria Clássica.

DESENVOLVIMENTO:

A administração moderna surgiu após a revolução industrial que teve como conseqüência, o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de maior produtividade e eficiência. As mudanças ocorridas no início do século XX, em decorrência da revolução industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra, evitando desperdícios, ou seja, “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a ciência da administração”. (CHIAVENATO, 2004, pg.43).

No início do séc. XX foi apresentado os princípios da Administração Científica pelo engenheiro Frederick W. Taylor. Taylor iniciou sua vida profissional como operário de uma fábrica, após formou-se em Engenharia e foi trabalhar em uma siderúrgica, onde pode analisar a empresa e formar sua teoria.

Taylor começou a observar que muitos trabalhadores não cumpriam com suas responsabilidades, pois não havia incentivos para que as fizessem, pois eram péssimas as condições de trabalho e recebiam muito pouco pelos seus esforços, pois os gerentes não tinham noção de seus compromissos junto aos operários.

Taylor acreditava na prática de divisão do trabalho para assegurar os objetivos e na máxima produção com o custo mínimo, usando como métodos o tempo padrão, trabalho em conjunto e supervisão. Foi também nessa época que surgiram as Relações Humanas.

Realmente, Taylor foi a primeira pessoa a pensar na qualidade de vida e principalmente na produtividade nas fábricas, mesmo sendo criticado e ter sido considerado inimigo do trabalhador, por perceber que eles produziam um terço de suas capacidades. Taylor criou um método racional, padrão de produção, beneficiando a todos, organização e funcionários,

Paralelamente a Taylor, Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa. Ele identificou as principais funções da humanidade: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Também acreditava em: “Produzir mais e melhor com o mesmo esforço”.

Fayol estudou a empresa, privilegiando as tarefas da organização. “O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar e controlar, estejam numa seqüência lógica”. (MAXIMIANO. 2012, pg. 57)

O método de Taylor foi aplicado também por Henry Ford em sua fábrica de automóveis, com a produção em massa e padronizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com