TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração como ser uma Habilidade Humana

Resenha: Administração como ser uma Habilidade Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Administração como ser uma Habilidade Humana e fatores que ocasionaram o seu surgimento das Teorias da Administração

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a terão longo de sua existência. Não existem duas organizações iguais, cada qual tem sua personalidade própria.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

• Habilidade Humana – é a capacidade de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe.

• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas. Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.

Com o desenvolvimento da administração e das diversas teorias apresentadas, em especial a teoria da contingência onde não há uma única melhor maneira de se organizar, só pode ser conhecido pela experiência e pela evidência. Torna-se então fundamental o conhecimento dos acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração.

Artigo: Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis: existiria um meio termo? (Por Jessica Louisiana Natalia Caetano)

As teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor, Henry Ford e ênfase na estrutura organizacional por Henri Fayol e Max Weber.

Frederick Taylor buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Analisando esses e seus modos de produção, identificou falhas no processo produtivo geradoras de baixa produtividade, uma vez que, para ele, cada operário produzia um terço do que poderia produzir. Tendo o nome de teoria da Administração Cientifica “devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial”.

Taylor apoiava-se na supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases do trabalho fossem acompanhadas de modo que as operações estão sendo desenvolvidas e que instruções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com