TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração é uma Habilidade Humana

Tese: Administração é uma Habilidade Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Uma questão proposta é a pesquisa sobre a Administração ser uma habilidade humana, e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração.O estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração das empresas.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos.

Administração é uma Habilidade Humana

Para ter posições nas empresas, fazer seu papel e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Humanas, Técnicas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Habilidade Humana – é a capacidade e o discernimento para trabalhar com pessoas e por meio delas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização, e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo.Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Grandes estudiosos afirmam que as organizações que pretendem sobreviver no próximo século, devem investir na formação das pessoas para que aprendam a trabalhar em equipe. O sucesso não depende mais de um indivíduo e sim do trabalho integrado de várias pessoas. Não adianta ter talentos trabalhando individualmente, a contribuição do indivíduo terá um grande valor se estiver direcionada à produção de uma equipe.

Uma equipe, para ser verdadeiramente uma equipe deve considerar que os seus participantes devem, em primeiro lugar, gostar uns dos outros. É a fraternidade que fará um reconhecer as inabilidades do outro e, em vez de apontá-las e criticá-las, ampará-lo e auxiliá-lo no que for possível. É a humildade que fará reconhecer que um trabalho não é mais importante do que outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com