TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração uma habilidade humana

Relatório de pesquisa: Administração uma habilidade humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 13

Campinas , 06 de Outubro de 2013.

INDICE

Introdução ............................................................................................................................. 03

Etapa 1 - Administração uma habilidade humana ................................................................ 04

Etapa 2 - Principais características da Administração ......................................................... 05

Etapa 2- Organizações Mecanicistas e Organizações Flexíveis ......... ................................ 14

Etapa 3- A Evolução natural das Teorias da Administração ............................................... 17

Etapa 3 - Implicações Èticas ................................................................................................ 19

Etapa 3 - Pensamento sistêmico e Liderança ....................................................................... 22

Etapa 4 – Enfâse nas Competências e na Competitividade ................................................. 24

Etapa 4 - A Administração hoje e as tendências para o futuro ............................................ 30

Etapa 4 - Quadro Comparativo: Quais as principais propostas das Teorias da Administração e como são utilizadas nos dias atuais. .................................................................................... 31

Nova proposta – Estratégia Organizacional ....................................................................... 33

Resumo ............................................................................................................................... 34

Conclusão .......................................................................................................................... 39

Referências Bibliográficas ................................................................................................. 41

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma civilização em que predominam as organizações e na qual o esforço cooperativo o homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. A eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns dependem diretamente da capacidade daqueles que exercem a função administrativa.

A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria, uma cadeia de supermercados, uma universidade, um clube, um hospital, uma empresa de consultoria ou uma organização não - governamental (ONG).

A tarefa da Administração passou a ser a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos

da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios

altamente concorrencial e complexo. A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Cada uma destas seis variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade provocou ao seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

Na busca de um meio termo entre Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis à gestão participativa surge como um avanço, unindo a racionalização da produção capitalista (de acordo com as Teorias Clássicas) com as sugestões dadas pelos trabalhadores (criatividade e produção intelectuais exigidas pelas Indústrias Criativas). Em todas as teorias aproveitamos os lados positivos e negativos, sendo os negativos aperfeiçoados e adaptados de acordo com o cenário e o cotidiano em que se encontram.

O ato de trabalhar é através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto de seus membros”, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.

É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar,, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.

Por falar em alcançar metas, para isso é preciso ter outra aptidão: habilidade técnica, que se refere à execução do trabalho operacional e consiste no uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas.

Outra capacidade aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, a interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa, coordenando e integrando todos os interesses e atividade de uma organização.

As habilidades técnicas, conceituais e humanas não são, necessariamente, inatas e podem ser desenvolvidas com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficaz do processo administrativo.

ETAPA 2 – PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ADMINISTRAÇÃO

A Teoria Clássica da Administração - surgiu na Europa na época (1916). Ela tem como características a ênfase na estrutura que a Organização deve possuir para ser eficiente.

A Teoria Clássica e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com