TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção ATPS

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina – Administração da Produção

Atividade Prática Supervisionada

2º BIMESTRE

  1. Estudos de Tempos e Métodos

  1.  Tempos

O estudo de tempo é a análise que se faz de um trabalho, com objetivo de determinar o tempo que um operador qualificado e seu processo, trabalhando a um ritmo ou velocidade normal, levam para realizar uma tarefa (trabalho repetitivo), utilizando um método definido e previsto.

As principais finalidades para os Estudos de Tempo são:

- Estabelecer padrões de produção;

- Fornecer dados para a determinação de custos padrões;

- Fornecer dados para balanceamento de linhas de produção.

      Os tempos padrões de produção servem como uma referência futura, para avaliar o desempenho de um determinado produto de produção. Desta forma, define-se o processo e se realiza a cronometragem preliminar para se obter os dados necessários à determinação de um número necessário de cronometragem ou ciclo. E assim é definido o tempo médio (TM). O estudo deve ainda avaliar o fator de ritmo ou velocidade da operação, tempo normal (TN), tolerância para fadiga e para necessidades pessoais. Após, recomenda-se colocar todos os dados obtidos em um gráfico de controle para analisar sua qualidade. E por fim determina-se o tempo padrão da operação.

  1. Métodos

         É a aplicação dos dados e a análise para determinar o melhor processo para produzir um produto e/ou serviço.

         Passa por determinações e segue para:

- Definição do problema;

- Análise do problema;

- Pesquisa de possíveis soluções;

- Análise das possíveis soluções;

- Recomendações para a ação.

  1. Layout

            É o planejamento do local onde serão definidas todas as instalações, máquinas, equipamentos, pessoal,  etc... O estudo de Layout pode ser aplicado em todos os setores produtivos.

  1.  Objetivo

- Determinar e facilitar a disposição dos centros de atividade econômica em uma unidade de produção;

- Facilitar o fluxo de materiais e informações;

- Aumentar a eficiência da mão de obra e equipamentos;

- Melhorar o acesso de clientes em lojas varejistas;

- Reduzir os riscos de acidentes para os trabalhadores;

- Aumentar a moral dos funcionários

- Melhorar a comunicação[1]

                 Um bom arranjo físico proporciona:

- Segurança: demarcações de passagens, isolamento de operações perigosas;

- Minimiza distâncias: deslocamentos menores com ganho de tempo;

- Boa sinalização (informação);

- Conforto para os operadores (evitar fatores físico – ambientais: iluminação, ruídos, vibrações, temperatura);

- Facilidade de coordenação (gerência);

- Facilidade de acesso às operações e máquinas (cotidiano e manutenção);

- Facilidade e melhora do uso do espaço (racionalização); Mudanças de operações caso necessário (melhoria em setups)[2]

  1. Fluxograma de trabalho

É uma representação gráfica que mostra um processo ou etapas de um trabalho. Para produzir um fluxograma, são utilizadas figuras geométricas e retas que, de maneira clara, mostram a relação de informações expostas.

A finalidade do fluxograma é simplificar e racionalizar o processo de trabalho, além de permitir compreender detalhadamente métodos, processos e rotinas de um determinado setor da empresa ou área de organização.

  1. PAP - Planejamento Agregado de Produção

O Planejamento Agregado de Produção (PAP) é uma ferramenta gerencial. Funciona como um elo entre o Planejamento da Capacidade Produtiva e a Programação e Controle da Produção e Operações.

Essa metodologia é um eixo importante para ligar as previsões de demanda de vendas das indústrias e as alternativas de produção existentes no mercado. O PAP objetiva escolher a alternativa mais econômica de produção, dentre as várias alternativas.

 O PAP também objetiva compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, em aproximadamente 5 a 18 meses, que é um período de  médio prazo. Através dessa adequação, a empresa determina uma estratégia de operações, por exemplo: adequar os recursos necessários ao atendimento da demanda, atuar na demanda a fim de que os recursos disponíveis possam atendê-la e adotar uma estratégia mista, ou seja, atuar tanto nos recursos como na demanda.

Em síntese, as empresas, em geral, têm um portfólio de produtos diferentes, podendo ter centenas, logo, torna-se quase inviável realizar uma previsão de demanda para cada produto fabricado. Para solucionar um problema desse tipo,, deve-se definir uma metodologia de “agrupar”  ou  “ agregar” a demanda desses vários produtos em um único número bem baixo, que seja representativo do todo. A demanda prevista para esse produto básico é chamada  “demanda agregada”[3] . 

  1. MRP

A gestão do estoque deve ser uma tarefa que esteja em sintonia com todas as áreas: da produção à venda. Caso não exista essa sintonia, podem ocorrer atrasos e demoras na entrega de produtos. Em tempos de concorrência, ter uma reputação de atraso na entrega pode ser muito prejudicial à empresa.Para evitar esse tipo de problema e melhorar a gestão do estoque, muitas empresas adotam o MRP. Do inglês, MRP significa “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, que éum sistema de cálculo que antecipa a demanda em função das necessidades. Logo, o método tem a vantagem de informar ao empresário a quantidade necessária de matéria-prima ou componentes que devem ser mantidos  no estoque, visando evitar atrasos na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com