TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração das demonstrações financeiras

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIDADE MADUREIRA

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ADRIANO MEDEIROS

RAFAELA PEREIRA RONFINO - 201301167509

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

RIO DE JANEIRO, 20 DE JUNHO DE 2015.

RAFAELA PEREIRA RONFINO

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

Atividade Estruturada apresentada à

Disciplina de Análise das

Demonstrações Financeiras, do Curso de

Administração da Universidade  

Estácio de Sá, sob orientação

Do professor Adriano Medeiros.

RIO DE JANEIRO, 20 DE JUNHO DE 2015.

I ETAPA – QUESTIONÁRIO

01 – Qual o papel que o Administrador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

R.: O papel principal do Administrador é facilitar o alcance dos objetivos, seja organizando a execução, planejando, corrigindo as distorções e todas as outras atividades que visem garantir a realização das tarefas com o foco no objetivo final. Além de que, o Administrador também tem como objetivo analisar o mercado financeiro, analisar se houve desequilíbrio, estudar o balanço patrimonial da empresa e observar o que a empresa produziu em determinado período de tempo para possuir dados que lhe trará informações da situação financeira, para enfim, aplicar melhorias.

 02 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

R.: Empreender, ter autoconfiança, ter capacidade para identificar prioridades, operacionalizar ideias, capacidade de delegar funções, capacidade de comunicação, espírito de liderança, facilidade de relacionamento interpessoal.

Também é necessário conhecer técnicas de análise e interpretação.

03 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

R.: Deve ser comunicado ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores. É proibido iludir a boa-fé do cliente, empregador ou de terceiros, alertando sobre o exato teor dos documentos, bem como fornecer informações falsas ou elaborar peças contábeis inidôneas.

04 – Porque as empresas necessitam de um Administrador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

R.: Para organizar métodos de trabalho e estrutura da organização de forma que se possa alcançar os objetivos.

05 – Quais os indicadores mais utilizados mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

R.: Indicadores de rentabilidade, Indicadores de estrutura de Capital, Indicadores de Liquidez, Indicadores de Atividade.

II ETAPA

  1. Introdução

A tomada de decisões no âmbito das empresas é uma tarefa complexa que necessita ser orientada por informações confiáveis, úteis e corretas. A contabilidade pode, através das demonstrações financeiras e da aplicação das técnicas de análise, propiciar tais informações que auxiliam na busca pelo aumento da eficiência e competitividade das empresas.
No mundo dos negócios muitas decisões são tomadas que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Para que tais decisões sejam tomadas de forma mais correta é imprescindível que os tomadores de decisão tenham à disposição, todas as informações necessárias, dando mais racionalidade ao processo.
As demonstrações financeiras são os instrumentos utilizados pela contabilidade para realizar essa exposição a respeito da situação econômico-financeira da empresa e prover aos diversos usuários internos ou externos as informações que servem de base para a tomada de decisões.
Assim, este trabalho objetiva demonstrar, através da análise das demonstrações financeiras da empresa
CLARO S/A, a posição econômico-financeiro de dois anos consecutivos da mesma e suas condições quanto à possibilidade de investimentos e determinar a importância da contabilidade como instrumento de apoio à gestão, fornecendo informações necessárias para a tomada de decisão.

Analisaremos a seguir: Análise vertical, Análise horizontal de dois anos consecutivos, Balanço Patrimonial e os seus respectivos grupos, Margem Bruta e Margem Líquida da Demonstrações do Resultado do Exercício, Índices de Liquidez e Endividamento, Capital Circulante Líquido, Necessidade Líquida de Capital de Giro e Saldo de Tesouraria.

  1. Apresentação[pic 2][pic 3]
  • Variações das Margens Brutas e Líquidas da DRE.

MARGEM BRUTA

MARGEM LÍQUIDA

2011/2010 = 2.658,101/2.635,922

= 1,0084

2011/2010 = (330,146)/ 1.356,978

= -0,2433

  • Índices de Liquidez

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores. As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (186.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com