TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logistica

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

Aula tema: introdução. Administração de materiais: conceitos gerais

Passo 1

É extremamente importante e de grande responsabilidade a administração de materiais, pois a mesma visa garantir a existência continua de um estoque bem organizado de forma que não falte nenhum item que o componha, mais é claro sem exageros, pois o contrario gera custos de estoque parado.

A administração de materiais tem o propósito de planejar e controlar o fluxo de

materiais do fornecedor ate o consumidor final. Ele é visto como um sistema integrado onde diversos subsistemas interagem para formar um sistema organizado, o objetivo é manter o funcionamento da empresa atendendo os pedidos na quantidade certa, na qualidade exigida e pelo menor custo possível.

Passo 2

A empresa que iremos analisar é a DBL indústria e comercio de artefatos de borrachas.

Passo 3

Pelo que foi observado, a estrutura organizacional da administração de materiais da empresa DBL, apontam para a estrutura matricial, pois existe a descentralização administrativa e as equipes de trabalho são formadas em torno de objetivos comuns coordenando os esforços por toda a empresa.

A função da administração de materiais é planejar e controlar o fluxo de material do fornecedor ate o consumidor final.

O planejamento da produção é realizado através da curva ABC, porém a empresamantém um estoque muito baixo, quando recebe um pedido corre para acelerar a compra da matéria prima, o que percebemos é que esse método vem dando certo devido à produção das peças serem rápidas.

Para efetuar a compra dos materiais e matéria prima, a empresa espera o recebimento do pedido do consumidor,porem contam com fornecedores que dificilmente atrasam.

O processo de armazenagem e movimentação de materiais na empresa se da através de paletes onde ficam alocados estrategicamente em locais de fácil acesso para a sua utilização.

Passo 4

A empresa que foi visitada chama-se DBL indústria e comercio de artefatos de borrachas,seu ramo de atuação é o setor de reposição de peças automotivas.

Foi observado que apesar de ser uma empresa de pequeno porte,ela tem uma estrutura muito boa e organizada, com profissionais capacitados. Porém algo que percebemos é que ela confia muito em seus fornecedores ao ponto de ficar com o seu estoque de matéria prima zerado esperando receber o próximo pedido de compra para se reabastecer.

No nosso ponto de vista esse é um ponto crucial que a empresa deve rever, pois sua imagem e confiabilidade ficam em risco constantemente perante os seus clientes.

ETAPA 2

Aula tema: dimensionamento e controle dos estoques.

Passo 1

O MRP (ManufaturingResources Planning) é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. Ele realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção e um dos seus pontos mais importantesé o tempo de resposta do sistema, se houver um replanejamento o sistema tem facilidade de visualizar osimpactos. O MRP também trabalha com as necessidade exata dos itens e conseqüentemente melhorando o atendimento dos consumidores e minimizando os estoques em processo e com isso aumenta a eficiência da organização, e assim diminuindo os custos e aumentando seus lucros. Sendo um sistema muito importante para seu funcionamento ele é necessário para que a empresa venha manter alguns dados no arquivo no computador, pois quando o programa MRP é rodado são recuperados, usados e atualizados.

VANTAGENS

. Diminuição dos estoques

. Controle melhor da produção

. Processo Hierárquico

. Integração das várias áreas funcionais

. Estrutura formal de dadose procedimentos

. Simulações

. Integração JIT /MRP

DESVANTAGENS

O MRP não tem tendência a otimizar os custos de aquisição de materiais

O MRP é o potencial perigo de uma redução ou mesmo paragem da produção que pode adver de fatores como problemas de entregas não previstos e escassez de material.

Estas desvantagens são bem possíveis de serem eliminadas através de parametrização do software utilizado.

O Just in time surgiu no Japão no começo dos anos 50, e foi na Toyota Motor Company que esse sistema foi creditado e foi se desenvolvendo, pois procuravam um sistema de gestão que pudesse ter controle na produção com a procura especifica de diferentes modelos de veículo com o mínimo de atraso. Após acontecimentos o JIT foi considerado como uma completa filosofia que inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, engenharia de produto, organização do trabalho etc.

O Just in Time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento continuo dos processos de produção, com qualidade, fatores como velocidade e os preços de produtos. Como se pode perceber pela designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido.

Segundo o site http://www.administradores.com.br: JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principala busca continuapela melhoriado processo produtivo, que é obtidae desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas no estágio anteriores a produção final.

Vantagens do Just in Time

As suas vantagens vão ser mostradas a seguir:

Custos: entregues os custos de equipamentos, materiais da mão de obra, o JIT procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. O planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios.

Qualidades: esse sistema evita que os defeitos interfiram durante do processo produtivo. O nível aceitável de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com