TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logistica

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 14

SETEMBRO DE 2001

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

E LOGÍSTICA

8º SEMESTRE

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade Anhanguera, como exigência parcial para aprovação na disciplina de Administração de Materiais e Logística, do curso de Administração, sob orientação dos Professores abaixo citados.

PROF. PRESENCIAL: FABRÍCIO PEREZ FERREIRA

PROF. TUTOR: PRISCILA CALITA SALOMÃO BARREIRA

PROF: LUIS MANOEL PALMEIRA

PELOTAS – RS

SETEMBRO DE 2001

SUMÁRIO

SUMÁRIO……….…………………………………………………………………………….3

1.INTRODUÇÃO…...…………………………………………………………………………4

2. RELATÓRIO FINAL.......……...…………………………………………………………...5

ETAPA 1……...………………………………………………………………………………..5

ETAPA 2……………...………………………………………………………………………..6

ETAPA 3……………………...………………………………………………………………..8

ETAPA 4……………………………...………………………………………………………11

3. CONCLUSÃO………………..……………………………………………………............14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………………..…...15

1. INTRODUÇÃO

A administração de materiais e logística é um fator extremamente importante para que se alcance os melhores resultados e práticas dentro de uma organização, conforme o setor em que se atua. O estudo e pesquisa da disciplina citada anteriormente tem por objetivo apresentar diferentes e diversas formas metodológicas.

Também será exposta uma análise da cadeia de logística da administração de materiais, nas etapas iniciais o grupo irá introduzir pesquisas e dados que destacam a suma importância da disciplina de administração de materiais, logística, organização, métodos e processos do controle de estoque das organizações estudadas e apresentadas durante o processo do trabalho a ser realizado pelos integrantes de forma estruturada e lógica conforme solicitado no desafio proposto de avaliação do aprendizado da matéria e sua aplicação prática.

No relatório final, iremos apresentar os fatores coletados de maior importância coletados das empresas estudadas, livros e textos sugeridos.

Visto isso, por último iremos apresentar pensamentos e ideias que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos temas analisados e estudados.

2. RELATÓRIO FINAL

ETAPA 01

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. Trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de rentabilidade segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização. Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque. A função produção é necessária para transformar recursos em produtos úteis. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando, desse modo, mais riqueza.

A administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Segundo Henry Fayol, administrar é prever, organizar, coordenar e controlar. Compreende-se também que a administração se divide em três campos básico, que se resume em pessoal, material e financeiro. Assim sendo, a administração de material é a ramificação da Administração Geral.

A administração do material tem por objetivo obter: preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimento, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal, bons registros.

A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração dos recursos matérias, tem inicio da identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Martins (2009) afirma que temos um leque numeroso de itens que devem ser levados em conta para manter o processo, alguns deles são: os recursos, a tecnologia, o produto, o processo, a gestão e informação, gestão de compras, aquisição de recursos e análise de estoques. Com esses itens pode-se afirmar que é um sistema aberto que recebe informações, tem ligação na tomada de decisão e tem total influência nos planos elaborados pela organização para alcançar seus objetivos e metas.

O autor Viana (2008) coloca um conceito moderno para essa área da Administração, pois ele diz que a área tem o poder de gerir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (582.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com