TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logistica

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.432 Palavras (14 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO / 8º SEMESTRE / N80

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

BERENICE DA SILVA VARGAS – RA 382121

DINI DIANELI GOMES MENESES – RA 380494

ELENA FABIANA LOPES SALGADO - RA 188443

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Produção de um Relatório, conforme estudo de caso

Profº. Me Luiz Manuel

Tutor Presencial. Leandro Noschang

PORTO ALEGRE

2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1. DESENVOLVIMENTO        

1.1 Importância da Adm dos Recursos Materiais e Patrimôniais        

1.2 Medidas de desempenho        

2.GESTÃO DE COMPRAS        

3. ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E GESTÃO DE ESTOQUE        

4. FERRAMENTAS DE AUXILIO A CORRETA GESTÃO DE ESTOQUES        

5. ESTRATEGIAS PARA MELHORAR A EFICIENCIA DA ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO        

6. REALIDADE NAS EMPRESAS        

7. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS SCM(SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)        

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A administração de materiais esta envolvida com vários setores dentro da organização, não somente com estoque, mas sim com a área financeira da empresa para evitar desperdício e reduzir custos.

O administrador de compras deve saber o tempo e a hora certa para efetuar a compra de matéria prima, pois deve ser bem sucedida, para evitar compras desnecessárias. O seu principal objetivo é reduzir os custos dentro da organização, mas mantendo sempre um estoque abastecido, com produtos de qualidade e preços baixos, mas nuca esquecendo que o cliente está sempre em primeiro lugar.

A armazenagem de materiais está muito ligada ao administrador de compras, porque ambos precisam trabalhar juntos, verificando os espaços para armazenamento, o modo como será feito á distribuição e a utilização do método PEPS.

Os estoques precisam estar alinhados entre quantidade física x sistema, nem sempre isso acontece, por isso deve-se fazer um inventario semanal, quinzenal ou mensal para deixar o mesmo alinhado.

As empresas estão cada vez mais se informatizando e proporcionando melhorias para cada vez mais atender bem seus clientes.

 

        

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 Importância da Adm. dos Recursos Materiais e Patrimoniais

A administração dos recursos materiais é importante, porque engloba uma serie de fatores, iniciando na identificação do fornecedor e com termino na distribuição ao consumidor final, são os itens ou componentes que uma empresa necessita no seu dia a dia, hoje as empresas necessitam desses recursos para serem mais competitivas no mercado.

Os recursos materiais podem ser classificados como: materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados.

Existem alguns recursos empresariais os quais as empresas possuem a sua disposição, conforme organograma abaixo.[pic 2]

Fonte: Autor da ATPS

Administração de materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, abrangendo desde o  aprovisionamento, compras, recebimento e armazenagem de materiais, visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, possui a disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da organização, é conceituada  como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado.

Segundo Martins (2009), a administração de recursos materiais engloba a seqüência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu crescimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e na sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais é o conjunto de riquezas da empresa, são as instalações, os prédios, equipamentos e os veículos, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com a conservação, manutenção ou quando for o caso alienação, com a administração do patrimônio é possível gerir os direitos e obrigações, ou seja, ativo e passivo da empresa.

Recurso de capital, sob a forma de numerário, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado para aquisição de outros recursos. 

Recursos humanos, contingentes de pessoas utilizadas para desenvolver as ações da organização, devem proporcionar soluções para que seus colaboradores possam desempenhar com eficaz os seus trabalhos, inserir programas de qualidade de vida, treinamento e bem estar.

E o último seria os recursos tecnológicos, que seria o corpo da empresa, usando a tecnologia em TI, Hardware, Software e armazenamento de dados, para produzir produtos ou serviços, tem a finalidade de aperfeiçoar a produção, pode ser dividida em: planejados, desenvolvidos, controlados e ter ações.

Este recurso tecnológico possui a metodologia Product Realization Process (PRP), que seria o aprimoramento, um conjunto de entradas e gerando um conjunto de saídas.

O PRP possui algumas fases para garantir que sejam fornecidos um produto de qualidade, no prazo desejado, e atender as expectativas do mercado, as quais seriam:

  • Por onde começar.
  • Desenvolvimento Conceitual do Produto.
  • Integração à metodologia.
  • Aprimorando o conceito do produto.
  • Fase das análises.
  •  Feedback.

   Analisando cada uma dessas fases, podemos constatar que existe uma ligação entre elas e que ambas se completam.

1.2 Medidas de desempenho

As medidas de desempenho servem para medir uma determinada área, avaliar o que está acontecendo, passar informações quantitativa e qualitativa, assegurar que os ganhos não sejam perdidos e corrigir coisas fora do controle, deve-se escolher uma área especifica e analisar a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com