TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Yuri Junio Brandão RA: 4024652 Curso: Administração.

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

O artigo apresenta a evolução do setor de Compras/Suprimentos dentro das organizações a partir de uma mera função tática, reativa e mecânica para um departamento estratégico, proativo, alinhado aos macro objetivos da empresa e interligado aos demais departamentos organizacionais.

Tal evolução foi dividida pelo autor em quatro estágios principais, sendo:

Primeiro estágio: O departamento de compras e/ou suprimentos era apenas reativo, operacionalizava ordens, emissões de compra e venda e acompanhamento destas, sendo apenas executantes de ordens, respondendo a estímulos e necessidades, com baixa visibilidade e pouco ou nenhuma comunicação e integração com os demais departamentos.

Segundo estágio: A evolução ao primeiro estágio se dá no sentido de que as aquisições passam a ser conduzidas dentro do próprio departamento, por aqueles hábeis a desempenhar tal função. Há uma melhoria na comunicação com os demais departamentos organizacionais, com o objetivo de entender melhor a necessidade do cliente. Surge, ainda, uma preocupação com a redução de custos, melhoria nos processos de cotação, de logística e antecipação das informações de necessidade junto aos fornecedores. O setor de Compras e Suprimentos ainda atua de forma mecânica, mas busca modernização, inicia-se um reconhecimento dos altos gerentes na importância e investimento no setor, porém ainda há muito insegurança e pouca proatividade.

Terceiro estágio: Marca o início da função estratégica do setor dentro da empresa, deixando de ser apenas tático, mecânico e operacional. Passa a existir uma preocupação com a otimização do custo do ciclo de vida do produto, agregação de valor ao consumidor, engenharia de novos materiais, diminuição dos processos complexos e desenvolvimento de novos produtos.

Nesta fase, o cliente passa a ter maior participação dentro deste setor, obrigando a empresa a adotar práticas mais competitivas, fortalecendo sua posição perante o mercado. Há uma valorização dos profissionais deste setor, uma melhora na seleção dos componentes dele como recurso escasso e sua maior participação no posicionamento estratégico da organização.

Quarto estágio: O departamento de Compras/Suprimentos assume, definitivamente, seu papel estratégico dentro da instituição, participando ativamente da implementação de mecanismos para alcance dos objetivos fundamentais dela em parceria com os departamentos parceiros. O setor é percebido como parte fundamental da organização, passando a ter acesso a amplas informações do alto escalão.

São consideradas suas opiniões nos processos de tomada de decisão e torna-se altamente influente no planejamento estratégico, como decisões de provisão, identificação de fornecedores internacionais, redução no número de fornecedores, qualidade, análise de valor, etc.

Surge, a partir de então, o chamado Strategic sourcing, definido como a maior integração junto à rede de fornecedores, objetivando a obtenção de vantagens para a empresa neste sentido, reduzindo custos, aumentando a qualidade, tecnologia, velocidade no atendimento de demandas e disponibilização de novos produtos ao consumidor em geral, assumindo de fato, seu valioso papel no planejamento estratégico organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com