TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos de Materiais

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 4

A metodologia PRP está basicamente dividida em seis fases: início, desenvolvimento conceitual do produto, integração e metodologia, aprimorando o conceito do produto, fase das análises e produção, testes e feedback dos clientes.

Fase 1 – Nessa primeira fase deve-se levar em consideração a missão da empresa e o desejo do consumidor, ou seja, o que o cliente precisa e considera ser de grande vantagem? Funcionalidades, praticidade, design, voltagem, consumo de energia, etc.

Fase 2 – Estabelecer os requisitos funcionais do produto e o cronograma do projeto. Para que vai servir esse produto? Qual sua função principal e secundária? Qual o valor percebido pelo consumidor? A empresa deverá alocar recursos materiais e humanos para humanos para atender a demanda proposta.

Fase 3 – Usa-se técnicas de geração de ideias e análises preliminares com os grupos multifuncionais que são responsáveis pelo desenvolvimento do produto. Realizam-se análises de viabilidade sob vários aspectos: técnicos, de mercado, financeiro e de recursos humanos e demais estudo quando for necessário.

Fase 4 – Nesta fase pretende-se que o projeto esteja completo e detalhado, apenas serão realizados pequenos ajustes. Já se definiu matéria-prima, fornecedores, modos de produção, maquinário, qualidade, estoque e análises de custos (como ROI - return on investment).

Fase 5 – Utiliza-se as melhores práticas de engenharia para o desenvolvimento do produto, incluindo etapas de fabricação: dos produtos manufaturados dos componentes até a montagem final, com auxílio de protótipos ou o uso de modelos computacionais que simulem a realidade, bem como análise detalhada de custos, podendo utilizando o método de Custo ABC.

Fase 6 – Inicia-se a manufatura dos protótipos, as avaliações finais e ajustes, caso necessário.


a) Desenvolvimento de um eletrodoméstico:

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Fase 5

Fase 6

A empresa, através de sua missão, visão e valores desenvolve uma pesquisa para conhecer as tendências do mercado de eletrodoméstico e desenvolve o produto voltado para as necessidades de pessoas que precisam de uma fritadeira elétrica, por exemplo

O produto será uma fritadeira elétrica, sua principal função é fritar alimentos sem gordura. Desenvolve-se a análise do projeto e a alocação de recursos humanos e materiais. O cronograma estabelece as datas e as atividades a serem realizadas

Brainstorming para a construção das características desse produto como design e demais funcionalidades. Avalia o mercado, concorrentes, preços praticados. Utiliza-se bastante a análise SWOT.

A matéria-prima será plástico, ferro, tinta, etc. O protótipo da fritadeira está pronto, realizando pequenos ajustes. A busca pela qualidade no atendimento.

A engenharia estabelece o PCP e busca fundamentação na qualidade.

A fritadeira irá atender dos aos anseios do

Cliente? Se sim, os protótipos começam a ser fabricados. Caso o produto atenda aos objetivos iniciais dessa metodologia ele poderá ser produzido.

b) Serviço de entrega de pizza:         

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Fase 5

Fase 6

A missão da pizzaria afirma que a entrega de seus produtos deverá ser pautada na qualidade, agilidade e bom atendimento. Os clientes que compram as pizzas desejam que elas sejam entregues no prazo máximo de 4º minutos.

O que a pizzaria pode fazer para tornar o meio de transporte mais rápido? Quantos pizzaiolos e motoboys são precisos para atender a demanda? Realiza-se o cronograma e escalas da empresa

Brainstorming entre os funcionários para definir ideias de como agilizar o serviço de entrega da pizza considerando a relação produtividade X redução de custos

Suprimentos, materiais necessários, embalagens, motocicletas e material de segurança são definidos.

Estabelecimento de rotas através do uso da ferramenta pesquisa operacional.

O desenvolvimento desse deve projeto  atender às necessidades do cliente, ou seja, a entrega da pizza em um menor tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com