TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de caixa

Seminário: Administração de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Administração de caixa

A Administração de caixa é usada para supervisionar os fluxos de pagamentos e proteger a liquidez, de modo que seja possível cumprir compromissos de pagamento, ela é um subcomponente de Tesouraria. Isso significa que está intimamente ligada à Administração de tesouraria (TR-TM) e ao Gerenciamento de risco do mercado (MRM). A Administração de caixa fornece as funções descritas anteriormente para fins de análise de liquidez, enquanto o MRM proporciona métodos e processos para avaliação de posições de risco. A Administração contém as conversões financeiras reais e as funções de análise de portfólio.

Controles Financeiros

Os controles financeiros são os instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa em determinado período.

Muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos pela falta de um gerenciamento financeiro adequado, Investir em um sistema que organize e ofereça informações básicas reduz muito estes casos.

Controle de despesas e receitas, previsão de fluxo de caixa, consultas e resumos financeiros, controle de cobrança, emissão de boletos e muito mais. Tudo isso com economia de tempo e precisão de informação.

Em quatro passos o assistente o ajudará a iniciar o controle financeiro. Assim que concluído, você terá um resumo de sua situação financeira atual e futura.

Fluxo de caixa

A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

Informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.

Custos Fixos e Variáveis

Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis, esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.

Os custos fixos, como pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica, telefone, etc, não variam em decorrência das vendas. Já os custos variáveis, os de compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a redução das receitas. Esta é a primeira etapa para se penetrar diretamente no mundo financeiro da empresa, realizando os controles dos custos fixos, conhecidos também por indiretos, e os custos variáveis, os que estão diretamente ligados à comercialização dos produtos e serviços. Nos custos fixos, existe um parâmetro que normalmente é deixado de lado pelos empreendedores, o pró-labore, seja para melhorar os resultados financeiros, enganando a si mesmo, ou simplesmente porque o valor retirado é totalmente variável e de data incerta, o que acaba causando um transtorno para o controle do fluxo de caixa. Portanto, o valor de retirada dos sócios ou proprietários deve ser fixado, como também as datas. Não se esqueça, pró-labore é um custo não retire os proventos dos sócios do lucro da empresa.

Despesas e Custos Fixos

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independentemente do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Exemplos:

* Limpeza e Conservação

* Aluguéis de Equipamentos e Instalações

* Salários da Administração

* Segurança e Vigilância

Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Exemplos:

*Matérias-Primas

*Comissões de Vendas

*Insumos produtivos (Água, Energia)

No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pela legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais. O custo de absorção é o utilizado legalmente conforme o Decreto 3.000/99. Neste método todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método (custo por absorção).

Compra Administrativa

A função compras é um segmento essencial do departamento de material e suprimentos que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com quantidade corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento. Portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento.

Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de se dar início á primeira operação, os materiais e insulso gerais devem estar dispondo e mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com