TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de material

Resenha: Administração de material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Dentro de uma conceituação moderna, administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

A administração do material tem por objetivo:

∙ Preços baixos;

∙ Alto giro de estoques;

∙ Baixo custo de aquisição e posses;

∙ Continuidade de suprimento;

∙ Consistência de qualidade;

∙ Pouca despesa com pessoal;

∙ Relações favoráveis com os fornecedores;

∙ Aperfeiçoamento do pessoal;

∙ Bons registros.

Pouco adianta a atenção a todas as técnicas da Administração de Materiais numa empresa, caso ela esteja desorganizada, caso estejam descoordenados seus órgãos internos e caso ela não consiga processar adequadamente seus dados, suas estatísticas e não consiga motivar suficientemente seu pessoal para a realização de um bom trabalho. Assim destaca-se uma série de providências para que uma organização atinja níveis altos de eficiência na sua atividade:

1) Organização & Métodos - realiza um estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia, otimização de processos, são versões atuais ou subconjuntos desta prática;

2) Qualidade - Por qualidade entende-se fundamentalmente o atendimento às necessidades do cliente, seja quem ele for, seja quais sejam suas necessidades (de preço, de prazo, de assistência técnica, etc). A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização e pela quebra de paradigmas. Só ocorre de cima para baixo, ou seja com liderança e participação efetiva do comando da organização desde os mais altos níveis;

3) Informatização - Trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para a gestão e administração modernas. Mas não passa disto, uma ferramenta, que para ser útil deve ser empregada segundo suas complexas técnicas, que envolvem o levantamento das necessidades de informação, delimitação das possibilidades versus custo e investimento em pessoal, instalações, programas e equipamentos. Sem investimento balanceado em qualquer um dos itens citados a informatização deixa de ser o paraíso para tornar-se um pesadelo, que vai drenar recursos e energia, sem o retorno esperado e adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com