TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e Mercado de Trabalho

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]          Faculdade Estácio Pará

Administração e Mercado de Trabalho

Professor: Alcy Alberto Freire

O que é uma ONG: é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam a locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado, mas também obtêm recursos através de doações da população, empresas privadas ou venda de produtos. Grande parte da mão de obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.

[pic 2] Nossa equipe visitou a ONG “Rádio Margarida” no dia 06/05/2013 onde podemos conhecer e entender melhor o que é uma ONG. A seguir relataremos um pouco do que é a ONG “Rádio Margarida” como foi fundada, quem são seus fundadores, onde atuam, de que forma, quem são seus colaboradores, etc.

A ideia surgiu num bate papo de amigos professores, assistentes sociais, atores e músicos, em 1991 virou um projeto de extensão criado em parceria com a Universidade Federal do Pará e coordenado pelo Prof. Dr. Osmar Pancera, sendo reconhecida como ONG somente em 1992.

A Rádio Margarida é uma organização não governamental, sem finalidade de lucro, de utilidade pública municipal, estadual e federal, instituída sob a forma de Associação Civil, que conta com personalidade jurídica própria, com sede na cidade de Belém (PA), mas com atuação no estado do Pará, região Norte e outras regiões do país.

Nos dezessete anos de existência da ONG Rádio Margarida vem-se trabalhando em diversas áreas de atuação: educação popular, direitos humanos e cidadania, direitos da criança e do adolescente, saúde, arte e educação, cultura, meio ambiente, educação ambiental, comunicação social, educação a distancia, capacitação em conteúdos temáticos, linguagens artísticas e meios de comunicação social, como o teatro, teatro de bonecos, contadores de histórias, palhaços, jogos, brincadeiras, dinâmicas de grupo, rádio teatro, ao vivo e por transmissão, vídeos, televisão popular, fotografia, artes plásticas, músicas e materiais impressos, para sensibilizar e educar crianças, adolescentes e adultos.

Conheça um pouco seu fundador:

Assistente Social e fundador da ONG, o professor Dr. Osmar Pancera, chegou à Belém, em 1º de maio de 1983, e logo ficou encantado com a riqueza cultural de nosso Estado. Paulista, Osmar escolheu a cidade de Belém para morar e, há tempos, desejava ampliar a sua atuação na área cultural, querendo ir além da pesquisa acadêmica. Seu grande desejo era levar, a comunidades que não tinham nenhum acesso a educação e cultura, diversas manifestações artísticas, como a música, o teatro e o cinema, que se concentravam, apenas, no centro da cidade.

 Como Trabalham:

A Rádio Margarida desenvolve o método de educação popular Rádio-ação. O método Rádio-ação organiza-se, com base na práxis da produção artístico-cultural, com as seguintes categorias: comunicação, sentimento e ação transformadora. A comunicação vai além da troca de informações entre sujeitos e é compreendida, pela Rádio Margarida, como a mediadora do conhecimento e das experiências de vida. A serviço da transformação social, a comunicação possibilita a vez e voz do oprimido e estabelece as mediações necessárias, por meio da imagem, do áudio e da palavra escrita e falada. Pronunciar o mundo, principalmente ao educador, é comunicar e garantir a palavra, e o direito de expressão, aos que têm esse direito negado.

Do diálogo entre a arte, a educação, a cultura e a comunicação, manifesta-se outra categoria: o sentimento. Ele está presente em diversas formas de educação popular, elevando as pessoas à condição de cidadãos, que dialogam entre si e com o mundo. Na categoria “sentimento” se desenvolve as maneiras de levar e trazer a informação para dentro de cada um de nós, através da sensibilização e da emoção que os meios facilitadores transmitem. As maneiras que a Rádio Margarida encontra de levar informação e conhecimento sensibiliza e faz vir à tona sentimentos que colaboraram para uma ação transformadora que, se não puder ser realizada de uma só vez, é partilhada em atos, com união, organização de pessoas, grupos e movimentos sociais.

Eixos de atuação

Os projetos e ações que a Rádio Margarida desenvolve atuam na promoção e valorização dos eixos:

Direitos humanos e cidadania: Ações voltadas para a veiculação e popularização dos Direitos Constitucionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Orgânica de Assistência Social, do Estatuto do Idoso, lei Maria da Penha, apoio às organizações e movimentos sociais, rede de proteção à criança e adolescente, além de outras ações ligadas a cidadania. 

Meio ambiente: Programas de educação ambiental direcionados à preservação e utilização racional dos recursos naturais, desenvolvimento autossustentável, legislação e responsabilidade socioambiental, divulgação de tecnologias, capacitação de agentes ambientais, implantação de coleta seletiva e reciclagem de lixo, jogos, gincanas e materiais educativos.

Saúde: Ações voltadas para a educação em saúde, prevenção a mortalidade infantil e medidas vitais de saúde, como alimentação, aleitamento materno e vacinação. Além, de projetos voltados para o planejamento familiar, prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, formação de hábitos de higiene corporal e bucal, entre outros.

Arte: Por meio de linguagens artísticas, a Rádio Margarida promove a inclusão social, valorizando a cultura regional e local e sensibilizando para o diálogo, a amizade, a convivência pacífica com a diversidade e a prevenção à violência. Além, de oferecer atividades ligadas à música, artes visuais, artes cênicas, literatura, artesanato, danças folclóricas, e muito mais.

Comunicação social: Utilização e produção de vídeos, jornais, fanzines, cartilhas, guias, radionovelas, spots, mídias sociais e narrativas de contos e histórias, com participação direta de jovens e educadores no processo de criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (285.9 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com