TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e Mercado de Trabalho

Por:   •  1/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

Administração e Mercado de Trabalho

Professora: Nicoli Amaral

Turma: 3003

Atividade Estruturada

Equipe:

Fortaleza-CE,

26 de junho de 2014.

Introdução

Ter o conhecimento teórico é importante para que se possa ter a noção correta de como administrar uma empresa, entretanto é na prática que a “mágica” acontece, é lá que o administrador verifica se os conhecimentos foram realmente aprendidos, na faculdade admite-se erros, porém no competitivo mercado de trabalho que se apresenta hoje o erro pode muitas vezes ser fatal.

Este trabalho tem por objetivo integrar o estudo teórico com o prático e conhecer a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos em sala de aula no meio empresarial da nossa cidade. Para a realização desta atividade foi necessário uma pesquisa de campo, pesquisa esta que aconteceu com seis entrevistas a seis empresários de diferentes ramos de atuação.

Este questionário foi composto por perguntas pré-estabelecidas, elas foram feitas de modo que os discentes pudessem verificar as diversas perspectivas dos empresários para o significado real de administrar, foi possível verificar a distribuição de seus processos administrativos, o modo como cada conduz sua empresa e suas aspirações para os futuros administradores.

Análise dos Resultados dos questionários

Foi realizada com os empresários uma série de perguntas onde foi possível verificar a forma como cada um administra sua empresa.

Questão 1: O papel que um administrador deve desempenhar nas organizações.

Papel do Administrador

Número de respostas por empresário

Líder

6

Articulador

1

Porta-Voz

1

Gestor de Conflitos

2

Negociador

1

[pic 2]

Todos os empresários responderam que o principal papel do administrador é a liderança, pois uma organização além de produtos, máquinas e ideias é movida por pessoas, ou seja, o resultado é obtido através das pessoas.

Os líderes possuem um importante papel em uma empresa, pois eles conduzem, guiam, comandam uma organização. Ser líder é ter uma visão global entre o ambiente de trabalho e o homem, a principal atividade do gestor é conduzir pessoas, motivando-as para conseguir melhores resultados.

Um líder é uma pessoa entusiasta, que gera estímulo e exemplo aos seus subordinados, é uma pessoa que sabe apontar os erros, na hora certa, e ajudar a melhorá-los e aplaudi os acertos, sempre motivando para a continuidade do bom resultado.

Outro aspecto que os administradores apontaram foi a importância de saber gerenciar conflitos, uma empresa é composto por pessoas e trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil, pois cada uma pensa de maneira diferente e muitas vezes essas diferenças acabam ocasionando conflitos entre os funcionários, cabe ao gestor escutar ambas partes e procurar promover a cordialidade e o respeito entre os colaboradores.

Questão 2:  Qual o perfil que o administrador deve possuir?

Perfil do Administrador

Nº de respostas por empresários

Possuir persuasão e convencimento

0

Saber trabalhar em equipe

3

Ser paciente e resiliente

1

Possuir visão sistêmica e estratégica

4

Ser organizado e comandar equipe com segurança

3

[pic 3]

De acordo com os entrevistados os principais perfis de um administrador são: Visão sistêmica e Estratégica, Organização e Comando da Equipe com Segurança e Trabalho em equipe.

Visão sistêmica e Estratégica: Visão sistêmica é a capacidade que o administrador tem de “ver” a empresa como um todo, verificando como funciona os diversos processos que envolvem obtenção, transformação e entrega dos produtos e/ou serviços ao cliente. Entender como se integram os processos internos e sua relação no ambiente externo. Possuir este perfil é fundamental para todos os profissionais, pois eles podem se posicionar na estrutura da organização e entender seu papel como membros de uma equipe. Visão estratégica em negócios é perceber para onde as coisas vão, quais são as forças que se opõem aos objetivos da organização, como lidar com elas, quais são as oportunidades que se abrem, como aproveitá-las bem 

        Comando da Equipe com segurança: Comandar pessoas não é uma tarefa fácil, para isto é necessário ser firme, sem ser grosseiro, saber separar pessoal do profissional, apresentar objetividade, ser compreensivo e principalmente saber se impor.

        Trabalho em Equipe: Umas das competências mais discutidas no conhecimento teórico assim como o prático, é impossível ver em uma empresa uma setor totalmente independente, pois todos os setores são interdependentes, todos executam atividades que serão necessários a outros setores, é comum a falha na comunicação que partiu de setor “X” acabar influenciando as atividades fim do setor “Y”.

Questão 3: O que é importante para ser um administrador?

Habilidades do administrador

Nº de respostas por empresários

Capacidade de Resolver Problemas

2

Ser Ético

3

Saber Tomar Decisões Rapidamente

2

Possuir Boa Comunicação

2

Saber Organizar o Tempo

3

[pic 4]

        Segundo a pesquisa os empresários prezam pela ética e organização do tempo. Ética é um conjunto de práticas e normas que determinam a adequação a qualquer que seja a profissão, é através dela que as relações interpessoais podem acontecer de forma respeitosa. Ela é importante não só para o convívio empresarial, mas também na sociedade, a falta dela pode ocasionar um mal desempenho assim como uma má reputação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com