TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e economia sobre os princípios administrativos

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho foi elaborado com uma fundamentação teórica no âmbito da gestão da logística sobre as disciplinas de administração e economia, sistemas de informação, ética politica e sociedade e empreendedorismo.

        Mais concretamente na disciplina administração e economia sobre os princípios administrativos apontados por Winslow Taylor e sua relação com as organizações contemporâneas, a teoria burocrática e seus impactos nas organizações segundo Max Weber, as constantes alterações no macro ambiente e as principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico. Na disciplina de sistemas de informação uma analise sobre o papel da informação nas organizações segundo os teóricos e a importância da aplicação de um ERP nas empresas. Na disciplina ética politica e sociedade uma perspectiva reflexiva sobre ética e moral na sociedade econômica e como distorções sociais permite que atitudes condenáveis no campo da ética sejam aceitáveis no contexto pratico do mercado econômico e politico, e o motivo pelo qual a sociedade é permissiva diante essa realidade. Na disciplina empreendedorismo serão abordadas as diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedor, uma analise de mercado e plano de marketing, com um estudo de mercado identificando oportunidades de negocio.

        Tendo em vista a importância das aplicações desses estudos no âmbito da logística sendo de importante relevância para o administrador tais conhecimentos que agregam e ajudam muito as organizações.

        A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através das bibliografias disponíveis na biblioteca virtual da universidade Unopar, e artigos que abordam os assuntos propostos.

 

2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA    

         A administração começou a ser estudada a partir do desenvolvimento da administração científica criada nos Estados Unidos por Frederick Winslow Taylor. A proposta de sua filosofia partia de quatro princípios; o primeiro era que o objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção, o segundo dizia que com esse objetivo a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas, em terceiro lugar os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis, por ultimo deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios.  

        Em uma busca constante para aprimorar sistemas, conquistar lugar de destaque no mercado competitivo, minimizar tempo e garantir melhor produtividade agregada à eficiência as organizações contemporâneas ainda utilizam princípios da administração cientifica, tais como, incentivos salarias, padronização de métodos de trabalho e produção a base de premiações que é usado pera que os colaborados mantenham-se sempre estimulados para que possam realizar seu trabalho de melhor forma possível, outro principio muito utilizado é o da seleção e treinamento, hoje em dia os recrutamentos e seleção das empresas buscam direcionar os colaboradores para tarefas compatíveis com sua forma de trabalho.

        Max Weber, um sociólogo alemão, desenvolveu a teoria das estruturas, que seria a atividade organizacional em função das relações de autoridade sendo um ideal de organização ao qual chamou de burocracia. Para Weber, a sociedade e as organizações são sistemas de normas que regem o comportamento das pessoas, assim definiu que a burocracia é uma forma de organização que se baseia em racionalidade. Para ele a burocracia é uma organização eficiente por excelência.

        Segundo Weber a burocracia teria vários impactos positivos dentro das organizações, haveria uma racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização, assim  como uma precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres, rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos, univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. A informação é discreta, já que é passada apenas a quem deve recebê-la, uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito também acreditava em  benefícios sob o prisma das pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas em seus campos As pessoas podem fazer carreira na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica, entre outros.

        As principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico seria a inflação, pois o aumento de preços de combustíveis, peças para a manutenção e suprimentos para os veículos de transporte trazem aumentos significativos nos custos de frete afetando diretamente o segmento logístico, as taxas de juros apontam a variável taxa de câmbio como importante para a margem líquida das empresas. Esta variável afeta tanto as exportações como as importações, dado o processo de crescente abertura da economia brasileira.

3. SISTEMAS DE INFORMAÇAO

        O valor das informações para as organizações está diretamente ligado a como elas auxiliam os tomadores de decisão a atingir seus objetivos organizacionais, são aplicadas como fatores de apoio à decisão uma vez que reduz a incerteza nos processos de tomada de decisão, minimizaram os riscos das decisões, a informação é um importante elemento para a criação de novos produtos, pois, com o uso adequado dela, proporciona à organização maior valor agregado aos seus produtos e serviços, ela também exerce influencia sobre o comportamento das pessoas dentro e fora das organizações, internamente busca influenciar o comportamento dos indivíduos para que suas ações sejam condizentes com os objetivos da organização, externamente visa influenciar o comportamento dos envolvidos de modo que se torne favorável ao alcance dos objetivos organizacionais.

         Entre as principais mudanças que um sistema de ERP propicia a uma organização, sem dúvida está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa tenha total interação da informação de dados. Com o ERP as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases de operações, do estoque de insumos à logística do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com